Prazo para a entrega da Relação Anual de Informações Sociais de funcionários termina em março.

21 jan, 2016 • Destaque, Jornal Regional

Começou no dia 19 de janeiro o prazo para a entrega da RAIS, Relação Anual de Informações Sociais. Todos os empregadores inscritos no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, CNPJ, devem fornecer as informações dos funcionários. Os dados servem de base para a elaboração de estatísticas do mercado de trabalho.

As informações devem ser encaminhadas para o Ministério do Trabalho e Previdência Social. Os empregadores devem enviar a Relação Anual de Informações Sociais 2015, com os dados de todos os empregados. Criada em 1975, a Rais é um instrumento usado pelo Governo Federal para coletar dados sobre o trabalho formal e para a elaboração de pesquisas do mercado de trabalho. As informações também servem de base para o pagamento do abono salarial.

Os órgãos públicos administrativos também são obrigados a entregar a Relação de todos os trabalhadores. Quem não possui empregados vinculados ao CNPJ da empresa, deve fazer a Rais negativa. Os empregadores domésticos estão isentos. O prazo para a entrega da Rais 2015 termina no dia 18 de março. O encaminhamento é feito somente pela internet, através do www.rais.gov.br. Após o envio dos formulários, o empregador deve imprimir o recibo.

O empregador deve fornecer dados completos de cada estabelecimento, incluindo de filiais. Rosemeire Dias é auxiliar de recursos humanos de uma empresa de Caratinga com 2500 funcionários em média e com filiais espalhadas em dois estados. A contadora explica que quem deixa para a última hora para enviar os dados da Rais, corre o risco de cometer alguns erros. Entre eles, o envio errado dos nomes dos empregados.

Comentários

Posts Relacionados