REBANHO A SER VACINADO NA ÁREA COMPREENDIDA PELO IMA DE CARATINGA, NESTA 2ª ETAPA DA IMUNIZAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA, É ESTIMADO EM CERCA DE 20 MIL CABEÇAS

7 nov, 2016 • Destaque, Telejornal

Teve início hoje (01), a segunda etapa de vacinação anual do rebanho mineiro contra a febre aftosa. Os produtores rurais terão até 30 de novembro para vacinar bovinos e bubalinos, todos com idade de zero a 24 meses. A primeira etapa de vacinação ocorreu em maio deste ano.

A vacinação é obrigatória e é a forma mais eficiente de se proteger os animais contra a doença. O produtor que não vacinar os animais estará sujeito a multa de R$ 75,27 por cabeça. O criador que aplicar a vacina e não fizer a declaração ao órgão estadual de defesa agropecuária também pode ser punido.
O Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), é o órgão responsável por orientar os produtores, supervisionar e fiscalizar a vacinação do rebanho. Além da sede, o IMA de Caratinga compreende mais oito municípios (Bom Jesus do Galho, Córrego Novo, Pingo D’Água, Entre Folhas, Vargem Alegre, Santa Rita de Minas, Santa Bárbara do Leste e Piedade de Caratinga). A região tem um rebanho de 87 mil bovinos e cerca de 900 cabeças de búfalos. Entretanto, o rebanho a ser vacinado – que é de 0 a 24 meses – é estimado em aproximadas 20 mil cabeças. Vale ressaltar que o Instituto possui 2.349 criadores cadastrados.
Esta vacinação faz parte do Plano Nacional de Prevenção e Erradicação de Febre Aftosa que tem como estratégia principal a implantação progressiva e a manutenção de zonas livres da doença. Neste ano, Minas completou 20 anos sem registros de ocorrência de focos de febre aftosa. Com isso, o estado mantém o status obtido junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de área livre de febre aftosa com vacinação, o que lhe permite exportar os produtos da bovinocultura para diversos países, inclusive conquistando novos mercados.

A gerente do IMA de Caratinga, Márcia Andrade, lembra que o produtor deve adotar alguns cuidados que são importantes para garantir a eficiência da vacina: “Do momento em que forem adquiridas na loja, durante o transporte e até o momento da aplicação as vacinas deverão permanecer em ambiente refrigerado. É fundamental mantê-las em geladeiras ou em caixas térmicas com muito gelo, de forma que estejam armazenadas em temperatura entre 2 e 8 graus centígrados, inclusive no momento da aplicação. Além disso, deve-se agitar o frasco da vacina antes da utilização e administrar a dose correta, que é de 5 ml. São cuidados que irão garantir a eficiência da vacinação e a imunização dos animais”.
Para sanar qualquer dúvida, os criadores podem ir até o escritório do IMA, que funciona em novo endereço desde agosto deste ano, na Praça Jones de Oliveira Pena, no Bairro Limoeiro, no imóvel do antigo Posto de Saúde. No Sindicato Patronal, que fica na Rua Coronel Pedro Martins, no Centro da cidade, também há um posto do IMA que oferece toda assistência necessária.

Comentários

Posts Relacionados