ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE MUNICIPAL DE CARATINGA ATINGE 5,7

9 set, 2016 • Destaque, Telejornal

O Ministério da Educação apresentou nesta quinta-feira (8), os dados relativos ao IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica para o ano de 2015. A amostragem por município também estão disponíveis no site. A pesquisa é divulgada a cada dois anos. No índice de 2013 da rede municipal de ensino de Caratinga, O IDEB ficou em 5,4. De acordo com os novos dados divulgados pelo Ministério da Educação houve evolução no município. O IDEB das escolas que compõem a rede municipal o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de 2015 ficou em 5,7.

O IDEB das escolas estaduais sediadas em Caratinga também houve avanço. Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental Caratinga alcançou 6,6, superando a meta estabelecida, que era de 5,9. Já os alunos do sexto ao nono ano não atingiram a meta de 4,5, ficando com o índice de 4,4.
Com estes resultados, O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do município superou as avaliações do país. A média nacional não aponta crescimento. Assim como em 2013, a nova pesquisa (2015) aponta um índice de 3,7. A meta era atingir 4,3.
Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil obteve Ideb de 5,5 e alcançou a meta que era 5,2. No ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o país evoluiu, passando de 4,2 em 2013 para 4,5 em 2015. Porém, não cumpriu a meta nacional que era de 4,7.

IDEB
Para chegar ao índice, o Ministério da Educação avalia a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho no Saeb/Prova Brasil aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio. O índice tem metas projetadas até 2021. Em seis anos, o MEC tem uma expectativa para os anos iniciais da rede estadual de nota 6,0.

 

Comentários

Posts Relacionados