PROPRIETARIOS RURAIS ADEREM A PROJETO DE RECUPERAÇÃO DE NASCENTES DO RIBEIRÃO DO LAJE

29 out, 2015 • Jornal Regional

Um projeto idealizado por um professor da Rede Doctum de Ensino e com a ajuda de diversas entidades parceiras teve início no ultimo mês e tem como objetivo recuperar as nascentes que fazem parte da bacia do Ribeirão do Laje.

O projeto consiste em reflorestar e cercar os terrenos próximos as nascentes existentes para que a crise hídrica vivida nos últimos anos não se estenda para as gerações futuras. O projeto foi idealizado pelo geógrafo da Rede Doctum de Ensino e vice presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica de Caratinga,  Wilson Acácio. O programa tem como parceiro o Instituto Estadual de Floresta, a Copasa, a prefeitura de Caratinga e a Policia Militar Ambiental.

O terreno do senhor Waldemiro Olímpio de Freitas, próximo ao distrito de Santa Luzia, possui em sua área oito nascentes. Nesta última quarta-feira (28), estivemos com os profissionais do projeto cercando as nascentes e plantando árvores nativas. O proprietário viu no projeto uma forma de preservar e garantir a água para o futuro. No terreno foram plantadas com orientação do profissional do Instituto Estadual de Florestas, IEF, 260 mudas, sendo elas de  Ingá, palmito doce, amora, canafístula, amora, goiaba entre outras.

A Polícia Militar Ambiental que diariamente realiza visitas e fornece orientações aos produtores, é parceira do projeto, e espera que outros produtores tenham a mesma conscientização que o senhor Waldemiro.

Comentários

Posts Relacionados