Estado inicia planejamento para combate a incêndios florestais em Minas

27 mar, 2020 • Acontece, Destaque, Telejornal

Medida se antecipa a período de estiagem crítica, que vai de agosto a outubro

O Governo de Minas Gerais já se prepara para prevenir e dar respostas rápidas e eficientes à ocorrência de incêndios florestais em suas unidades de conservação, que incluem parques estaduais, reservas ecológicas, monumentos naturais, entre outros. Desde os primeiros dias de março, o Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da equipe do Previncêndio, tem se reunido com representantes das Unidades Regionais de Florestas e Biodiversidade (URFBio) para alinhar procedimentos.

As medidas, como contratação temporária de brigadistas, aquisição de equipamentos de proteção individual, apoio aéreo e fornecimento de alimentação em atividades preventivas e de combate, serão adotadas no período crítico de incêndios.

Apesar do estado de calamidade pública decretado pelo Governo, por causa da pandemia do coronavírus, as atividades de prevenção e combate aos incêndios florestais continuam sendo executadas, pois são consideradas essenciais. O objetivo é prevenir e facilitar atividades de combate ao fogo no período crítico, principalmente entre agosto e outubro. O Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, denominado Força Tarefa Previncêndio (FTP), foi criado em 2005, sendo reeditado em 2012, para desenvolver as atividades de prevenção e combate a incêndios florestais nas unidades de conservação sob responsabilidade do Estado.

Agência Minas

Comentários

Posts Relacionados