Com diálogo e articulação, Adalclever Lopes, presidente da Assembleia Legislativa de Minas, consegue aprovar importantes projetos na casa.

16 dez, 2015 • Destaque, Jornal Regional, Telejornal

Matricular os filhos na escola, fazer uma consulta médica, viajar com  segurança ou simplesmente poder escolher a melhor forma de ir para o trabalho. Tarefas como essas fazem parte da vida de qualquer cidadão. Se você se preocupa com a qualidade destes e de outros serviços, com certeza já deve ter se perguntado como tudo isso é planejado, discutido. Pensar estratégias, discutir projetos e analisar proposições que interferem diretamente na qualidade de vida dos mineiros, esse é o papel da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Em 2015, a ALMG, sob o comando do presidente Adalclever Lopes, foi o centro de importantes debates que resultaram em leis capazes de transformar Minas em um estado melhor. Do fortalecimento do Parlamento Jovem à aprovação da lei que garante o piso nacional dos professores. Tudo passou pelo plenário da Casa Legislativa.

 

 

Ainda no início do ano, em fevereiro, Adalclever Lopes foi eleito, por unanimidade, para o cargo de presidente. Situação e oposição elegeram um nome capaz de manter o equilíbrio e o diálogo necessários para a condução dos projetos. O diálogo e a articulação do presidente garantiram a aprovação de importantes projetos de lei, tal como o PL 1.504/15, de autoria do governo de Minas, que institui o plano de carreira da educação no estado.

 

No sentido de abrir a Assembleia para o cidadão, o presidente da instituição recebeu trabalhadores de diversas categorias. Seja na saúde, se reunindo com representantes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), ou na educação, negociando com membros do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE), Adalclever sempre zelou por temas relevantes para a sociedade, mais do que isso, manteve-se aberto a ouvir as necessidades e buscar soluções, por mais complexas que fossem.

 

Em 2015, as relações internacionais também foram estreitadas. Comitivas de diversos países, recebidas pelo presidente, demonstraram interesse em investir no estado. “Acredito que todo investimento aqui é bem-vindo. Isso só mostra a força do estado. Temos boa infraestrutura, pois as principais malhas viárias e ferroviárias do Brasil passam por aqui. Temos uma economia sólida, pois somos responsáveis pela produção de 70% de todo minério de ferro brasileiro e somos acolhedores, sabemos receber e cultivar”, observou o presidente.

 

Aproximar os jovens da política também foi uma das metas cumpridas este ano. Uma nova edição do Parlamento Jovem foi realizada para que estudantes de todo o estado discutissem o tema ‘Segurança Pública e Direitos Humanos’. Adalclever ressaltou a importância do programa que estimula o pensamento político dos estudantes. “Educar nossos jovens para que sejam críticos e capazes de entender o funcionamento das leis e do Estado é o primeiro passo para que sejamos uma democracia plena. A educação é a chave para mudarmos o mundo”, disse.

 

Outra meta traçada pela Assembleia e apoiada pelo presidente colocou a instituição na contramão do desperdício. No ano em que a escassez de água deixou Minas em estado de alerta, a ALMG colocou em prática uma série de medidas para economizar água e energia. O uso do ar-condicionado foi racionado, a pressão das torneiras reduzida e as lâmpadas substituídas gradativamente por Led’s, gerando economia de 44% da energia gasta com iluminação. Ainda visando a economia de recursos, a Assembleia priorizou a realização de audiências das Comissões em sua sede, cancelando parte das viagens ao interior do estado.

 

A habilidade de Adalclever para conduzir o parlamento, somada à sua agilidade para lidar com questões emergenciais, foram fundamentais para a rápida instalação da Comissão Extraordinária das Barragens, criada após rompimento da barragem da mineradora Samarco, em Mariana, região central do estado. Além da Comissão, que investigará as causas da tragédia e a situação de outras barragens no estado, o parlamentar preocupado com a situação das vítimas das cidades atingidas, incentivou a doação de água, alimentos, roupas, brinquedos, produtos de limpeza e higiene pessoal por meio de uma campanha solidária.

 

União, trabalho e vontade. Palavras que juntas definem o que foi o primeiro ano de Adalclever Lopes à frente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Se depender do parlamentar, o ano de 2016 será ainda mais marcante. “O Parlamento vai continuar sendo forte e transformadora na vida dos mineiros, e isso, só é possível com o trabalho de cada um dos deputados e com a participação de cada cidadão”, concluiu.

Informações: Assessoria de Comunicação – Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais

Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - PMDB/MG)

Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – PMDB/MG)

Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais - PMDB/MG)

Adalclever Lopes (presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais – PMDB/MG)

 

 

Comentários

Posts Relacionados