Teve início a segunda etapa da vacinação de gado contra Febre Aftosa em Minas Gerais

7 nov, 2017 • Acontece, Destaque, Telejornal

A segunda etapa de vacinação do rebanho mineiro contra a Febre Aftosa iniciou no dia 1º de novembro. O produtor terá até o dia 30 desse mês para vacinar os animais .A Febre Aftosa é uma doença altamente contagiosa e pode ser fatal. Os animais afetados não conseguem se alimentar e enfraquecem. A vacinação é fundamental na erradicação e prevenção da doença. De acordo com a Fiscal Agropecuário de Caratinga, Márcia Andrade, o município é conhecido internacionalmente por ser uma Zona Livre de Febre Aftosa com vacinação.

O produtor deve comprar as vacinas em lojas registradas. Após efetuar a vacinação, deverá anotar as informações do rebanho e apresentar ao IMA juntamente com as notas fiscais referente à compra. É importante que o produtor  faça o transporte das vacinas em caixas isotérmicas e com gelo, uma vez que o produto precisa ficar nas temperaturas entre 2ºC e 8ºC.

Somente animais vacinados e acompanhados do Guia de Trânsito Animal podem ser transportados e comercializados. A vacina pode ser aplicada no músculo ou embaixo da pele. A dose correta é de 5 ml.A higiene e limpeza são fundamentais. É preciso calma para vacinar o rebanho.

FRAMES.00_01_30_02.Quadro1076 FRAMES.00_11_09_13.Quadro1078 FRAMES.00_00_00_00.Quadro1074

Comentários

Posts Relacionados