Pescadores devem ficar atentos ao período da Piracema

14 nov, 2017 • Acontece, Destaque, Telejornal

A palavra Piracema vem do Tupi e significa “Saída de Peixes”.Esse é o período em que as espécies se reproduzem. É proibido, durante a Piracema, a captura, o transporte e o armazenamento de espécies nativas, inclusive espécies utilizadas para fins ornamentais e de aquariofilia. De acordo com especialistas, a cabeceira do rio é o local onde os peixes recém-nascidos têm mais chance de sobrevivência. A proibição da pesca durante este período, permite que eles se desenvolvam e continuem o ciclo de vida natural.
Durante esse período a pesca é proibída em muitas áreas como lagoas marginais, nos cursos cuja lâmina d’água possua largura igual ou inferior a 20 metros, entre outras. As punições para quem for pego pescando durante a Piracema são muitas. O pescador poderá pagar uma multa mínima de R$700,00, ter o material apreendido e responder judicialmente por crime ambiental.
De acordo com Cabo Edil, Policial Militar do Meio Ambiente, até mesmo no pesque-pague a lei que proíbe a pesca durante a Piracema é Aplicada. Ele diz que os donos de estabelecimentos comerciais que vendem peixes devem fazer o registro de comerciante de pescado além de emitir a declaração de estoque.Cabo Edil faz uma orientação para que a população respeite não só o período da Piracema, mas o meio ambiente como um todo.

FRAMES.00_09_52_15.Quadro1225 FRAMES.00_00_01_05.Quadro1224

Comentários

Posts Relacionados