PARA QUEM NÃO TEM DÍVIDAS, INVESTIR É UMA BOA OPÇÃO DO QUE FAZER COM O 13° SALÁRIO

23 nov, 2016 • Destaque, Telejornal

O pagamento do 13° salário deve injetar na economia R$ 197 bilhões neste ano, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (o Dieese). Os trabalhadores devem receber até o dia 30 deste mês a primeira parcela da renda extra – e a outra parte é paga até 20 de dezembro. Para quem não tem dívidas e já separou recursos para gastos de início de ano, uma boa opção é usar o dinheiro extra para investir.

Todo mundo já sonhou em ficar rico. E quem não gostaria que isso acontecesse assim: como em um passe de mágica e sem grandes esforços? Para isso tem gente que faz aquela ‘fezinha’ e mentaliza pensamentos positivos apostando naquela bolada acumulada da Mega Sena. Tem gente também que se inspira em novelas e confia que um dia, um parente bem distante, cheio da grana, vá se lembrar dele na hora da partilha dos bens. É mas em tempos difíceis, é bom ter os dois pés bem plantados no chão e correr atrás.
Com a chegada do final de ano, muitos já começam a gastar sem moderação contando com o 13° salário. Outros colocam tudo na ponta do lápis e, baseados nos cálculos, fazem suas compras ou pagam dívidas e se planejam. Mas e quem está bem equilibrado? Quem ainda não tem o que fazer com o dinheiro a mais? Fazer o extra render seria uma boa opção.
Existem vários tipos de investimentos. Há algum tempo uma mudança no padrão de escolha do consumidor tem sido notada. O brasileiro está mais consciente e quer fazer compras mais planejadas neste momento de recessão econômica. Diante disso, a busca por consórcios tem crescido, como explicou o Gerente de Pessoa Jurídica, Ítalo Ferreira: “No consórcio a pessoa não paga os juros e aí você já tem um ponto positivo porque por mais vantajosas que sejam as taxas de um financiamento, o consórcio tem apenas uma taxa de administração do grupo que, ao final do consórcio, este valor retorna para a pessoa.”
A poupança, que é um dos investimentos mais populares, apesar de ser uma modalidade de investimento de baixo risco, oferece um retorno menor em comparação a outros investimentos de renda fixa. Nela a pessoa não precisa ter conta corrente, o rendimento dela é mensal e o rendimento líquido dela é de aproximadamente 0,65%, independente do valor que a pessoa colocar. Já na aplicação longo pós CDI, por exemplo, não há carência, o rendimento é diário, tem imposto de renda (mas ele varia: quanto maior o prazo que a quantia ficar aplicada menor a incidência do imposto).
O 13º salário pode ser um artifício interessante para quem deseja desenvolver o hábito de poupar e replicar isso nos meses seguintes.

Comentários

Posts Relacionados