ÍNDICE DE INFESTAÇÃO POR AEDES AEGYPTI COLOCA CARATINGA EM ALERTA PARA O RISCO DE SURTO DE DENGUE, CHIKUNGUNYA E ZIKA

28 nov, 2016 • Destaque, Telejornal

A Prefeitura de Caratinga divulgou o resultado dos dados coletados sobre a dengue, chikungunya e zica no município. O LIRAa (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti), aponta que a cidade está em sinal de alerta. De acordo com o Coordenador do Programa Nacional de Controle da Dengue em Caratinga, Romagno Alves Costa, o risco de epidemia está em 1,1%. O risco está vinculado diretamente ao índice de infestação predial.
Levantamento do Ministério da Saúde, realizado em conjunto com os municípios brasileiros, aponta que 855 cidades encontram-se em situação de alerta e risco de surto de dengue, chikungunya e zika. Confira abaixo os níveis de risco de infestação:

NÍVEIS DE INFESTAÇÃO:

De 0 a 0,9 % é considerado baixo risco de epidemia;
de 1 a 3,9 % é considerado médio risco de epidemia;
acima de 4 % considera-se alto risco de epidemia.

Cuidados diários evitam a dengue

O coordenador Romagno Costa chama a atenção da população caratinguense para o aparecimento de notificações de casos de dengue na cidade. “A situação tende a se agravar, se não houver a participação efetiva da população nas medidas de combate ao mosquito transmissor”. “Para ajudar”, diz o coordenador, o morador deve reservar alguns minutos do seu dia para ações de cuidados com a casa e seu entorno (principalmente o terraço e o quintal). “Reforçamos que o morador deve verificar diariamente se a caixa d’água ou qualquer outro depósito usado para reservar água está devidamente tampado, despejar a água acumulada nos pratos dos vasos de plantas e eliminar qualquer outro tipo de possíveis depósitos (plástico, vasos, frascos, bebedouros de animais, dentre outros), independente do tamanho, pois uma tampa de garrafa pode ser um depósito de água suficiente para o mosquito desovar, evitando assim que ele se torne um criadouro do Aedes aegypti. A dengue é uma doença que pode levar à morte”.

Ouvidoria Municipal e Departamento Controle da Dengue

A Prefeitura de Caratinga conta com o apoio dos munícipes no combate às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Faça suas reivindicações ou denúncias.
A Ouvidoria Municipal foi criada para auxiliar os cidadãos na prestação de serviços municipais, receber sugestões, críticas de denúncias.
Endereço: Praça Cesário Alvim, nº1, Centro de Caratinga – MG. Central de atendimento por telefone: (33) 3329-8150 de 8h às 17 horas.
O Departamento de Controle da Dengue fica situado à Praça Calógeras, 179 (atrás do CTC). Telefone: (33) 3329-9113.

 

 

Comentários

Posts Relacionados