E VOCÊ JÁ COMPROU OS ENFEITES DE NATAL? É BOM TOMAR CUIDADO NA HORA DA INSTALAÇÃO PARA EVITAR CHOQUES ELÉTRICOS E INCÊNDIOS

23 nov, 2016 • Destaque, Telejornal

O Natal é uma festa linda, cheia de encantos e mexe com o coração da maioria das pessoas. É nessa época que as cidades e casas ficam mais enfeitadas. Fazer uma bela decoração para receber os familiares e amigos no final do ano já é tradição. Mas os especialistas em segurança elétrica alertam que para evitar choques, curtos-circuitos e até incêndios, é importante tomar cuidado com a instalação de luzes e outros aparatos decorativos e até mesmos os aparentemente inofensivos pisca-piscas.

As festas de final de ano estão se aproximando e as casas e prédios já começam a ganhar as luzes de natal. O comércio tenta chamar a atenção com as vitrines e as lojas que trabalham com artigos natalinos, a cada ano, diversificam mais e mais os produtos para conquistar o consumidor que já está de olho preços e nas novidades.
O problema é que nem sempre a decoração com luzes é tão simples quanto parece. Uma instalação caseira sem muitos cuidados pode apagar o brilho do natal e trazer transtornos, é o que alerta o Engenheiro Elétrico Joildo Fernandes. Alguns cuidados devem ser tomados mesmo com os pisca-piscas. Joildo disse que é comum as pessoas recorrerem a produtos de procedência duvidosa só porque são mais baratos.
Uma recomendação do engenheiro é não utilizar emendas nos fios – se for muito necessário, nunca use fita crepe, esparadrapo ou durex e sim fita isolante. Também é importante evitar extensões ou benjamins (os famosos “tês”) e não ligar todas as luzes na mesma tomada ou em uma tomada onde já estão plugados outros aparelhos. Dependendo do tamanho da decoração é mais seguro contratar um eletricista de confiança
Outra dica é deixar a decoração de natal longe de sofás, mesas e cadeiras de madeira, guarda-roupas, tapetes, panos e cortinas. E é fundamental evitar que as crianças e animais domésticos se aproximem dos enfeites luminosos.
E ATENÇÃO: quando a decoração for feita em áreas externas, deve-se respeitar a distância mínima de 1,5 metro em relação à rede elétrica, e o material precisa ser apropriado, pois é mais resistente e tem IP – Índice de Proteção maior.
Além destes cuidados a dica é dar preferência a lâmpadas de LED. Elas não se aquecem, além de serem mais econômicas.

Comentários

Posts Relacionados