Portadores de doenças inflamatórias intestinais montam associação para discutir avanços no tratamento e buscar apoio para pessoas que precisam de tratamento

17 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional

 

A doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são duas enfermidades pouco conhecidas no Brasil. Nos dois casos, os pacientes apresentam inflamações intestinais e precisam de tratamento constante de medicamentos. Para discutir os avanços científicos e ajudar quem busca informações sobre essas doenças, uma associação foi criada em Caratinga.

Um momento para discutir sintomas, experiências e conhecer pessoas que vivem dramas em comum. A doença de Crohn e a Retocolite Ulcerativa são doenças que causam inflamações intestinais, provocando sangramentos internos, dores abdominais, diarreias frequentes, entre outros sintomas. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 16, em Caratinga, tem o objetivo de buscar apoio e levar informações sobre as doenças pouco conhecidas no Brasil.

crohn 4Julia Gonçalves Araújo (foto 1) é a Presidente da Associação do Leste Mineiro de Portadores de Doenças Inflamatórias Intestinais (ALEMDII). Emocionada, ela relatou que há 18 anos foi diagnosticada com a doença de Crohn. Uma época onde as informações eram ainda mais escassas.

A associação pretende realizar palestras com especialistas e buscar apoio para a aquisição de medicamentos e consultas. Cerca de 50 pessoas já foram diagnosticadas com a doença de Crohn ou com Retocolite Ulcerativa na região de Caratinga. crohn 5Renata Aparecida da Silva  (foto 2) também é portadora de Crohn. No início de novembro deste ano, o Jornal Regional mostrou o drama vivido por ela para adquirir os medicamentos e uma campanha para arrecadar R$ 96 mil. A dona de casa de santa bárbara do leste espera que a associação seja um auxílio para outras pessoas.

A irmã de Marlene Ferreira também tem Crohn. Ela não pôde participar da reunião, mas Marlene acredita que as informações obtidas no encontro possa ajudar a família a compreender a doença.

Comentários

Posts Relacionados