Obras da Copasa e salários atrasados dos motoristas da educação são destaques da reunião da Câmara de Caratinga

4 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional

Na 1ª Sessão da Reunião Ordinária do mês de novembro, da Câmara de Caratinga, realizada nesta terça-feira (03), diversos assuntos foram abordados.
O vereador Mauro César do Nascimento falou sobre o descaso da administração pública municipal em relação aos distritos de Dom Modesto, Dom Lara e Santa Efigênia. O Jornal Regional chegou a mostrar, em uma reportagem realizada em Santa Efigênia, que a rede de esgoto está comprometida e precisa ser trocada. Em resposta, o líder de governo José Ronaldo de Andrade disse que concorda com a situação precária da rede de esgoto mas que não há “descaso” com esses distritos e exemplicou citando a assinatura de contrato para o asfaltamento de trechos que vão melhorar o acesso a essas localidades.
Mais uma vez as obras da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, a Copasa, foram questionadas. Os legisladores apontaram o estrangulamento do Rio de Caratinga. Caminhões têm dispensado terra no curso d’água – no trecho do rio depois da Estação, sentido Bairro das Gracas. Rominho Costa demonstrou indignação com a falta de atuação das autoridades em relação às obras da Copasa que têm gerado inúmeros transtornos à comunidade. Ele destacou que a grande maioria desses serviços é mal feito e que isso precisa mudar.
Diego Oliveira e Sebastião Fausto da Silva foram elogiados pela honraria recebida: a Medalha Alferes Tiradentes, do Instituto Tirantes, pelos bons serviços prestados enquanto legisladores. Durante o pronunciamento na tribuna, Diego enfatizou a questão dos salários atrasados dos motoristas da educação. 70 funcionários vão fazer uma paralisação e uma passeata na próxima sexta-feira (06) em forma de manifesto. Diego criticou atitudes do Chefe do Executivo. Segundo ele, o discurso do Prefeito de Caratinga Marco Antônio Junqueira era de que cargos foram extintos na administração municipal com a finalidade de conter gastos. Porém foi feito apenas um remanejamento com funcionários e eles seguem recebendo altos salários – o que não está diminuindo as despesas. (Ele deixou claro que a crítica feita é em relação a atitude do prefeito e não aos funcionários.) Essa situação foi apontada por alguns membros da casa legislativa como uma “jogada da prefeitura”.
A paralisação das obras do Centro de Zoonose também foi mencionada. Animais soltos pelas ruas como cães e cavalos são motivo de reclamações dos caratinguenses. De acordo com José Ronaldo, a obra é do Estado (e tem um convênio com a Prefeitura). Mauro César sugeriu uma reunião com as Câmaras da microrregião para que todos cobrassem agilidade e atenção do governo do Estado em relação a isso.
Roberto Carlos de Almeida disse que Caratinga não tem pagado o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Caratinga (CISMIRECAR). José Ronaldo respondeu que o consórcio segue com os atendimentos na cidade – nos casos de urgência e emergência -, que pacientes oncológicos não têm sido negligenciados e que a maior parte da demanda de acidentados tem recebido atendimento. Betinho também divulgou uma nota à imprensa informando que a segunda reunião da Comissão de Inquérito Parlamentar, a CPI que apura a legalidade da contratação do ex servidor Alexsandro Victor de Almeida, foi realizada. Betinho é o presidente desta CPI.
Enoque Batista chamou a atenção para os veículos que fazem o transporte do Tratamento Fora de Domicílio. Ele revelou que a frota do TFD está sucateada e coloca em risco a vida de motoristas e pacientes.
Dr Sebastião Alves falou sobre o projeto de lei de autoria dele – aprovado em 1ª discussão nesta terça – que proíbe a emissão de comprovantes em papéis termossensíveis em Caratinga. Ele destacou ainda o pedido de providência onde o Chefe do Executivo deve enviar para apreciação da Câmara, o projeto de lei autorizando a outorga de concessão de direito real de uso ao Sindicato dos Comerciários de Caratinga e Inhapim, para a construção de sede própria.

Comentários

Posts Relacionados