Estudos apontam que o uso da Vitamina D pode diminuir riscos de doenças cardíacas

9 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional

 

Uma pesquisa apresentada na conferência anual da Sociedade de Endocrinologia em Edimburgo, na Escócia, no início do mês, aponta que tomar suplemento de vitamina D, diariamente, pode prevenir o surgimento de doenças cardíacas. Em outros estudos feitos anteriormente, a vitamina D seria capaz de bloquear a enzima necessária para a formação do cortisol, conhecido como “hormônio do estresse”. Em grande quantidade, o cortisol pode elevar a pressão arterial do indivíduo. Portanto, a vitamina D, ao inibir a produção de cortisol, poderia, ao menos na teoria, melhorar o desempenho em atividades físicas e diminuir fatores de risco para doenças cardiovasculares. Segundo este especialista em cardiologia, ainda não há nada comprovado.

Aloysio destaca que o sol é responsável por cerca de 90% da aquisição de vitamina D no organismo  e os alimentos como leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, entre outros alimentos respondem pelos outros 10%. Os suplementos de vitamina D são indicados principalmente para idosos e pessoas que não podem tomar sol com frequência. O especialista destaca, ainda, a importância da orientação médica para que não haja excessos.

Portanto, antes de começar a ingerir qualquer composto vitamínico, procure seu médico e realize todos os exames necessários, ele irá prescrever a receita com a quantidade exata para suprir as necessidades.

Comentários

Posts Relacionados