Bacia hidrográfica do Rio Caratinga discute a criação de uma brigada de combate a incêndio

12 nov, 2015 • Destaque, Jornal Regional

5

Um encontro realizado nesta quinta-feira, 12, em Caratinga, discutiu a necessidade de criação de uma brigada de combate a incêndio. O grupamento seria criado para atender a região e seguiria o mesmo modelo que atende a Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba e abrange cidades como João Monlevade e Santa Bárbara, na região metropolitana de Belo Horizonte. A reunião foi proposta pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga. Membros da sociedade civil e representantes de órgãos oficiais participaram do encontro. Os organizadores querem criar uma brigada de combate a incêndio e apoio à desastres ambientais. Iusifith Chatiff é ex-presidente da Bacia do Rio Piracicaba. Ele ressaltou que 150 pessoas voluntárias atuam no combate a incêndio e principalmente fazendo trabalhos preventivos.

A atuação dos brigadistas voluntários na Bacia do Rio Piracicaba é mais intensa durante seis meses do ano. O trabalho é custeado pelas prefeituras e empresas instaladas nestes municípios e o salário da brigada de incêndio é custeado pelo governo do estado. Chatiff afirmou que o trabalho só funciona se tiver a participação de todos os setores da sociedade.

Durante o encontro foi sugerido a participação dos atiradores do Tiro de Guerra de Caratinga. Os jovens em período de serviço militar poderiam ser treinados para o combate a incêndios. O comandante militar o Tenente Monteiro disse que para a utilização dos reservistas na brigada de incêndio é preciso um planejamento e um treinamento qualificado dos atiradores.

Uma comissão formada por pessoas ligadas à Bacia Hidrográfica do Rio Caratinga e outros órgãos ambientais foi criada ao fim da reunião. Wilson Acácio, Vice-Presidente da bacia, afirmou que o próximo passo é levar a ideia de uma brigada voluntária de combate a incêndio para prefeitos e câmaras de vereadores da região. Ele lembrou que é preciso a participação de empresas.

1

Comentários

Posts Relacionados