Seminário discutiu o papel dos Técnicos Agrícolas e o uso de agrotóxicos

13 nov, 2013 • Sem categoria

Um seminário realizado neste sábado (9) trouxe à Caratinga, os principais dirigentes da categoria dos técnicos agrícolas do país. O encontro serviu para discutir o futuro da profissão com estudantes da área.

O Sétimo Encontro Nacional dos Técnicos Agrícolas e o Primeiro Encontro do Leste de Minas Gerais tiveram a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e do Fundo de Estadual do Meio Ambiente, FEAM. O presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas de Minas Gerais, Carlos Roberto Alves, o objetivo do encontro foi apresentar as tendências da profissão e debater os direitos dos técnicos agrícolas.

O seminário teve participação maciça de estudantes do setor. O Presidente do Sintamig explicou aos alunos que a profissão é bem ampla e nos últimos anos tem oferecido muitas oportunidades através de investimentos do governo federal.

Os profissionais técnicos agrícolas são registrados nos conselhos regionais de engenharia e agronomia. O Coordenador Nacional dos Técnicos Agrícolas, Carlos Coelho, porém, afirma que os profissionais perderam espaço dentro do Crea e não estão tendo as propostas ouvidas.

A fiscalização e o controle do uso de agrotóxicos também foram debatidos. O tema foi abordado por um engenheiro agrônomo do IMA, instituto mineiro de agropecuária. Rodrigo Carvalho Fernandes, Coordenador de Fiscalização do IMA, disse que o órgão não incentiva e nem desaprova o uso de agrotóxicos, mas tenta orientar os produtores rurais a usarem corretamente os defensivos agrícolas e pesticidas.

Comentários

Posts Relacionados