Defesa Social inicia monitoramento de chuvas com apoio de três novos equipamentos digitais

6 nov, 2013 • Cidades, Destaque

Novos equipamentos pluviômetros

Novos equipamentos pluviômetros

A Prefeitura de Caratinga, através da secretaria de Defesa Social, iniciou neste mês o monitoramento de chuvas utilizando os novos equipamentos pluviômetros. Através deles é possível saber a quantia exata de chuvas que cai na cidade.  

Mais segurança e informações precisas. A secretaria de Defesa Social, agora, pode intensificar o monitoramento de chuvas. Com eles é mais fácil e rápido, segundo o secretário de Defesa Social, informar a comunidade sobre possíveis deslizamentos em áreas consideradas de risco e até uma enchente.

Em Caratinga os pluviômetros foram instalados em 2008. O modelo era convencional . Hoje, através de uma parceria com o Governo Federal, três novos pluviômetros já estão em funcionamento. São digitais. O resultado é apresentado em tempo real e com total precisão.

 

chuvas 07 areas de riscoO projeto do Governo Federal, leva o nome de “Pluviômetros nas Comunidades” e faz parte das ações do governo para prevenir, principalmente, os perigos das fortes chuvas, visando introduzir a cultura da percepção de riscos de desastres naturais em todo pais. Em Minas Gerais, 59 municípios já aderiram ao projeto. Caratinga mantém a cultura de monitoramento há alguns anos e de acordo com o secretário está preparada para informar a população sobre qualquer tipo de desastre natural.

Os novos aparelhos foram instalados em áreas com maior vulnerabilidade a deslizamentos, cumprindo assim um dos objetivos do projeto. Eles estão localizados na Construção de Unidade Escolar de Educação Infantil, futura Creche Municipal, próxima à Fundação Cidade dos Meninos (Funcime), na escola Municipal Maria do Carmo Ribeiro, que fica na Travessa Guardião das Palmeiras, no Bairro Esperança; e o terceiro no prédio da Maternidade Grimaldo Barros de Paula, do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora (HNSA), no centro da cidade. Outros já existentes considerados convencionais estão no município de Santa Rita de Minas.

chuva 8

Comentários

Posts Relacionados