Defesa civil de Timóteo faz trabalho de prevenção no período das chuvas

29 nov, 2013 • Cidades, Destaque, Sem categoria

Com a proximidade do verão começa também o período das chuvas e a preocupação com as áreas de risco. Para minimizar o impacto e prejuízos, a Defesa Civil de Timóteo, no Vale do Aço, já começou os trabalhos de prevenção. O monitoramento do Rio Piracicaba é feito por meio destas réguas. O sinal de alerta vem quando a água chega aos 6 metros, é a partir daí que podem ocorrer inundações nas residências próximas às margens do rio.  Deslizamentos de terra e casas também preocupam a defesa civil. O objetivo é manter ações preventivas, em especial nas áreas de risco.

defesa civilDe acordo com o coordenador de defesa civil, Delmando Amorim, após as vistorias, se for constatado risco, a defesa civil retira os moradores da localidade e os leva para abrigos seguros. “Quando há resistência, a defesa civil fica em alerta e explica a necessidade de deixar o local”, completou o coordenador.

Foi em uma das inundações que a dona de casa Jaqueline Souza ficou desabrigada. “Quando começou a chuva, nós tivemos que sair às pressas. Os vizinhos é que nos ajudaram.”jaqueline

De acordo com a defesa civil de Timóteo, o município possui mais de 4 mil residências em área de risco. No bairro Macuco, um dos mais atingidos com as chuvas, estão sendo construídos 76 muros de contenção como esse, para evitar deslizamentos de terra.

Jhonatan da Silva mora há 8 anos com a família. Ele conta que a parede de casa dele chegou a ser atingida por um barranco. “Assim pedreiroque a parede foi quebrada, nós tivemos que sair de casa. Todo período de chuva a gente tinha que juntar a família e ir dormir em outro lugar por causa do barranco que caia.

Comentários

Posts Relacionados