Combate ao câncer de próstata é intensificado no mês de novembro

19 nov, 2013 • Sem categoria

prostata_1Novembro é o mês escolhido pelos órgãos de saúde para intensificar a prevenção ao câncer de próstata. No domingo, 17, foi o dia mundial de combate à doença. Este tipo de câncer é o mais incidente entre os homens em todo o mundo, mas um exame feito precocemente pode diagnosticar o tumor ainda no estágio inicial.

A próstata é uma glândula presente apenas no corpo masculino. Ela está posicionada na região inicial da uretra. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo em número de casos e o primeiro em todo o mundo. A doença se caracteriza pelo surgimento de nódulos na próstata. A detecção precoce pode ser sentida através de um exame rápido. Mesmo depois de enfrentar um tumor na laringe, o senhor Xisto Sabino Ribeiro descobriu, aos 63 anos, o câncer na próstata. O exame é do toque é recomendado a partir dos 45 anos de idade, mas ele não se sentia a vontade em fazer o exame. O aposentado só procurou ajuda, depois de sentir dores ao urinar, por dois dias seguidos.

 cancer 3Curado aos 70 anos, ele incentiva outros homens a fazerem o exame do toque. Ele lembra que ninguém precisa ter medo ou vergonha diante do teste.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o tumor na próstata é considerado uma doença da terceira idade, uma vez que 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos de idade. No entanto, o exame do toque é importante para detectar o câncer precocemente. Se o câncer não for tratado, a doença pode se espalhar para outros órgãos e levar o homem à morte. Dados do Inca revelam que em 2010 foram 12.778 mortes em virtude da doença.

A Assistente Social do Núcleo do Câncer de Caratinga acredita que os homens ainda demonstram certo constrangimento, mas que a maioria já procura o instituto mais bem preparado. Márcia Maria da Rocha afirma que o apoio é dado através de especialistas clínicos e de medicamentos fornecidos pelo núcleo.

Comentários

Posts Relacionados