Caratinguenses são indicados para o Prêmio Jabuti

3 out, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

Os caratinguenses Ruy Castro e Miriam Leitão estão entre os finalistas do 61ª edição do Prêmio Jabuti, na categoria crônica. O Jabuti é maior prêmio do livro brasileiro.

A história do Prêmio Jabuti começa por volta de 1958. O maior diferencial em relação a outros prêmios é a sua abrangência: além de valorizar escritores, o prêmio destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de um livro. Receber o Jabuti é um desejo acalentado por todos aqueles que têm o livro como seu ideal de vida.

O nome “jabuti” tem explicação no ambiente cultural e político da época, influenciado, sobretudo, pelo modernismo e nacionalismo, pela valorização da cultura popular brasileira, nas raízes indígenas e africanas, nas suas figuras míticas, símbolos seculares carregados de sabedoria e experiência de vida e legados de uma geração à outra.

Este ano dois caratinguenses ilustres são os finalistas na categoria crônica. Ruy Castro concorre com o livro “A arte de querer bem”. O livro é um compilado de crônicas publicadas no jornal Folha de São Paulo entre 2008 e 2017, em que Ruy expressa o amor por sua profissão, pelo futebol, por sua cidade, pela música e por sua vida. Os textos são curtos e de fácil leitura. Traços fortes são o humor e a leveza com que o autor conduz os mais diversos assuntos. É assim quando ele conta sobre um bizarro acontecimento, como o de uma máquina de escrever que quase caiu em sua cabeça quando criança, ou até mesmo quando mergulha em reflexões inusitadas, como a da tecnologia de nuvem. Ruy Castro já foi vencedor de quatro ‘jabutis’

A escritora e jornalista Miriam Leitão concorre com a obra “Refúgio no sábado”, uma seleção de crônicas leves e afetivas da premiada escritora e jornalista. Conhecida pelo público principalmente por sua cobertura jornalística de economia e dos bastidores do poder, Miriam Leitão reúne pela primeira vez suas crônicas, nas quais aborda conversas que a marcaram, memórias da infância e momentos do cotidiano. Os textos, publicados inicialmente no blog de seu filho Matheus Leitão, são uma bela oportunidade para os leitores conhecerem melhor o dia a dia de Miriam, suas origens e o processo de formação de uma escritora. Em suas crônicas, Miriam escreve sobre o que pensa ou sente: conversas com os netos, tristeza, saudade, amizades, música e poesia. Este livro mostra o olhar atento e a escrita elegante da autora que permitem que ela passeie por diferentes gêneros literários com maestria. Miriam Leitão foi vencedora da edição de 2012 do Prêmio Jabuti, com o livro “Saga brasileira: a longa luta de povo por sua moeda” nas categorias “Livro Reportagem” e “Livro do Ano de Não Ficção”.

O sociólogo, cientista político e escritor Sérgio Abranches concorre com o livro ‘Presidencialismo de coalizão: raízes e evolução do modelo político brasileiro’, na categoria Ensaio Humanidades. Sérgio Abranches é casado com a jornalista Miriam Leitão. O livro foi escrito trinta anos depois da publicação do célebre artigo em que criou o conceito de presidencialismo de coalizão. Sérgio Abranches realiza um agudo balanço histórico dos governos da República. Revisita a história republicana por suas crises, para entender os processos que encurtam mandatos presidenciais e ferem a estabilidade institucional.

Comentários

Posts Relacionados