Hoje é o Dia Nacional do Livro? Vendas no Brasil cresceram no 1º semestre de 2015

29 out, 2015 • Sem categoria

MATÉRIA 24.Still023

Nesta quinta-feira, 29, é comemorado o Dia Nacional do Livro. A leitura é um hábito pouco praticado no país. Em média, o brasileiro lê quatro livros por ano. Um número pequeno se comparado aos países mais avançados, onde a média é de 10 obras lidas a cada ano. Um ponto positivo é que as vendas de livros no primeiro semestre deste ano cresceram apesar da crise.

O aumento no faturamento nas vendas de livros foi de 6,9%, em comparação ao mesmo período de 2014. Tatiane Priscila Domingos é gerente de uma livraria em Caratinga. Ela disse que o preço de cada unidade vendida varia entre R$ 19,90 e R$ 49,90. A gerente afirma que os adolescentes são os que mais investem em leitura. Entre as obras mais procuradas estão: “A Culpa é das Estrelas” e “Diário de um Banana”.

A gerente da livraria ainda lembra que os livros religiosos também têm bastante procura, mas na contra mão da vida espiritual, os livros que falam da vida sexual estão em alta. Entre os compradores de livros, as mulheres são a grande maioria. A cada 100 livros vendidos, Tatiane diz que apenas 30 são adquiridos por pessoas do sexo masculino

Júlia Azevedo (foto) é dessas adolescentes que adoram ler. Ela afirma que somente neste ano leu 15 obras. O gosto pela leitura começou com as histórias contadas pela mãe.

MATÉRIA 24.Still018A estudante afirma que é o melhor presente que uma pessoa pode ganhar. Além de conhecer a história de cada obra, ela também busca informações sobre os autores. Julia acabou de ler um dos livros de sua coleção. “A Mala de Hana” narra a real trajetória de dois irmãos perseguidos pela Alemanha nazista. A menina é morta, mas a sua história de vida ganhou o mundo a partir das páginas do livro.

A professora de literatura da estudante disse que Júlia é um exemplo de quem realmente gosta de ler. Eliza Rezende Marques se refere a jovem estudante como alguém que aprecia um bom livro.

Comentários

Posts Relacionados