Casarão das Artes é palco de “Livrada com Míriam Leitão e Sérgio Abranches”

26 out, 2015 • Destaque, Jornal Regional

Muitas homenagens marcaram a noite desta quinta-feira (22). O Centro Cultural Casarão das Artes foi palco da “Livrada com Míriam Leitão e Sérgio Abranches”. Na manhã desta sexta-feira (23), Míriam esteve presente na Escola Estadual Deputado Agenor Ludgero Alves onde fez a doação de alguns livros.

“A Perigosa Vida dos Passarinhos Pequenos”, “Flávia e o Bolo de Chocolate”, “A Menina de Nome Enfeitado”, “Tempos Extremos” e “História do Futuro” foram os livros doados à Escola Estadual Deputado Agenor Ludgero Alves, onde Míriam estudou. Em um bate papo com os alunos ela enfatizou a felicidade em estar ali.
Já na noite de quinta-feira, a jornalista e escritora Míriam Leitão e o marido dela, o cientista político, jornalista ambiental e também escritor Sérgio Abranches foram recebidos com uma apresentação com expressões artísticas e culturais dos alunos do “Teatro do Aprendente”, no Centro Cultural Casarão das Artes. Os jovens contaram, através de uma encenação, a história de Míriam Leitão. Interpretação e muita música: a arte evidenciando os talentos de nossa terra e reforçando a importância do fomento à cultura.
Em seguida, os homenageados da noite falaram sobre as obras literárias que estavam lançando no Casarão.
Míriam apresentou a “História do Futuro”, que já é um dos três livros mais vendidos no país. Um livro de reportagem em que ela mapeia o território do que está por vir com base em entrevistas, viagens, análises de dados e depoimentos de especialistas, depois de cerca de quatro anos de pesquisas. “Tempos Extremos” também foi citado, afinal, esse foi o primeiro romance escrito por ela.
Míriam já lançou 3 livros infantis. “Flávia e o Bolo de Chocolate” e “A Menina de Nome Enfeitado” foram alguns dos destaques da noite desta quinta-feira.
A fotógrafa Rita de Cássia Medeiros fez questão de estar presente e prestigiar Míriam. Com uma foto em mãos, onde ela recebia um diploma entregue pela jornalista e escritora, Rita reforçou o afeto pela família Leitão.
A professora aposentada, Dona Edna Matos Batista, carinhosamente chamada de “Dona Naná” por Míriam Leitão, destacou o orgulho de ver o sucesso e de receber o reconhecimento da ex aluna.
Sérgio Abranches disse que Caratinga é também a terra dele e que vir até aqui lançar o livro é fundamental. Para ele escrever é uma necessidade. Ele falou um pouco sobre o livro “Que Mistério tem Clarice?”.
O sucesso da Livrada foi comprovado pelo grande público que se fez presente. O empresário Élcio Amorim Cardoso revelou a satisfação e o privilégio de estar próximo à literatura de Míriam e Sérgio. Ele aproveitou a oportunidade para garantir alguns exemplares.
Para o Presidente do Centro Cultural Casarão das Artes, Américo Galvão, e o Diretor Presidente da Rede de Ensino DOCTUM, Professor Cláudio Leitão, este foi um momento de celebrar mais uma atividade cultural, desta vez literária, contando com essas presenças ilustres.

*FOTOS: GABRIEL SALAZAR

Comentários

Posts Relacionados