NO DIA 19 DE AGOSTO É COMEMORADO O DIA DO HISTORIADOR. A DATA É UMA HOMENAGEM A JOAQUIM NABUCO, IMPORTANTE INTELECTUAL BRASILEIRO

19 ago, 2016 • Destaque, Telejornal

No dia 19 de agosto é comemorado o Dia do Historiador. A data remete ao dia do nascimento de Joaquim Nabuco, um importante advogado, político, escritor, importante nome da abolição da escravatura no país e, também, um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras.
Hoje em dia, grande parte dos historiadores está nas salas de aula, desempenhando a carreira de professor. A profissão de docente, como sabemos, é uma das profissões que exercem papel primordial para uma sociedade, pois graças ao ensino as pessoas têm a oportunidade de crescerem tanto intelectualmente quanto financeiramente.
Em dezembro de 2009, foi aprovada a lei que institui o Dia Nacional do Historiador. A lei tem origem em um projeto de lei do senador Cristovam Buarque, elaborado em 2007 e identificado como PLS 570/2007. Aprovado no Senado em setembro de 2008, o projeto passou a tramitar na Câmara dos Deputados, transformando-se no PL 4102/2008.
Conforme o projeto original, a data seria comemorada em 12 de setembro. Contudo, ao receber a emenda do senador Augusto Botelho, a data foi alterada para 19 de agosto, dia de nascimento de Joaquim Nabuco.

*Fonte: UNIVERSITÁRIO NOTÍCIAS

 

Comentários

Posts Relacionados