MORADORES DE PIEDADE DE CARATINGA QUESTIONAM TRANSPOSIÇÃO DO RIO PRETO PARA ABASTECER CARATINGA

12 ago, 2016 • Destaque, Telejornal

Foi realizada nesta sexta-feira (12), em Piedade de Caratinga, uma reunião para discutir a proposta da Copasa de transposição do Córrego Rio Preto para o Córrego Lage, na tentativa de abastecer a população de Caratinga. As autoridades políticas reclamaram e disseram que a obra de transposição iria prejudicar os aproximadamente os 10 mil moradores de Piedade de Caratinga. As lideranças políticas informaram que os agricultores não teriam como produzir os alimentos sem a água que é retirada do Rio Preto. O Prefeito de Piedade de Caratinga alegou que toda a população do município será prejudicada e que, por isso, não irá assinar os documentos que autorizam a transposição do manancial na área de Piedade.

O Córrego Rio Preto nasce no território de Caratinga mas atravessa a cidade de Piedade de Caratinga.
A proposta da Copasa é de abastecer o Córrego Lage com o volume de água do Rio Preto, resolvendo o problema de abastecimento de Caratinga pelos próximos 20 anos.
Os agricultores de Piedade afirmaram que o próprio Rio Preto está com um volume baixo de água e criticaram a Copasa.
Um abaixo assinado foi feito entre os coordenadores do encontro.
A advogada do município, Michele Clemente de Souza, informou que as assinaturas serão levadas para o presidente da Copasa, em Belo Horizonte.

A Copasa informou, por meio de nota, que no dia 09 de agosto apresentou o projeto para o prefeito e para o presidente da Câmara, demonstrando aos mesmos que não haverá nenhum prejuízo para os moradores de Piedade de Caratinga. Uma equipe de hidrologia da Copasa teria realizado testes de medição do manancial, no período mais crítico da estiagem, apresentando uma vazão de 242 l/s (litros por segundo). Segundo a concessionária de abastecimento, não há motivos para que a população de Piedade de Caratinga fique preocupada, pois não haverá comprometimento no abastecimento daquele município.

 

Comentários

Posts Relacionados