MEDICINA PREVENTIVA: ESPECIALISTA EM NUTROLOGIA E ADEPTO À PRÁTICA DESTACA IMPORTÂNCIA EM ADOTAR HÁBITOS SAUDÁVEIS E EVITAR QUE DOENÇAS APAREÇAM

4 ago, 2016 • Destaque, Telejornal

A medicina preventiva é a área da medicina vocacionada para a prevenção de doenças. Fazem parte integrante da medicina preventiva os programas de vacinação, os projetos de atividade física e emagrecimento, a promoção de princípios de vida saudável, os exames periódicos de colesterol, câncer e diabetes.

Uma das formas de colocarmos em prática o conceito de medicina preventiva é fazendo check-ups regulares, evitar o estresse através da prática de meditação, ginástica ou outra atividade que incuta prazer em quem a pratique evitando, desta forma, o desenvolvimento de patologias tão comuns como a depressão. O brasileiro é muito conhecido pela cultura de remediar ao invés de prevenir. De acordo com o médico / nutrologia, Dr Higor Vieira, a medicina preventiva tem como foco mudar esta realidade.
Trata-se de um ramo da medicina que ganhou ênfase e importância recentemente com a percepção global da importância da prevenção para evitar o aparecimento de patologias que com aconselhamento médico e orientação podem ser prevenidas. O médico reforçou ainda que prevenir é muito mais barato que remediar.
O profissional de medicina preventiva atua a partir de dados epidemiológicos na perspetiva de intervir nas doenças ou agravamento de maior frequência. Através da genética médica é possível intervir na minimização das consequências da doença. A medicina preventiva atua principalmente nas doenças crônicas não transmissíveis.
As abordagens do profissional em medicina preventiva variam de acordo com o paciente, com a sua história médica e com o estilo de vida de cada paciente. De fato, os hábitos alimentares e a prática de exercício físico ou exercícios de relaxamento são cada vez mais incontornáveis para evitar por um lado, o desenvolvimento de doenças do foro cardiovascular e por outro lado, doenças do foro psiquiátrico como as depressões.

Comentários

Posts Relacionados