CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE ESCOLA DE CARATINGA ANDAM EM VEÍCULOS SUPERLOTADOS E ATÉ COM PROBLEMAS MECÂNICOS

15 ago, 2016 • Destaque, Telejornal

Um flagrante das péssimas condições do transporte escolar.

Alunos de uma escola estadual de Caratinga estão enfrentando o perigo todos os dias para estudar. Veículos superlotados e com problemas mecânicos fazem parte do dia a dia de quem precisa percorrer longas distâncias até a escola.
Acaba a aula e este é o cenário enfrentado há muitos meses pelos alunos da Escola Estadual Maria Alves da Silveira. Veículos superlotados de crianças e adolescentes. Nós contamos 15 estudantes entrando nesta Kombi, quase o dobro de passageiros permitidos para o veículo. Os alunos afirmam que a superlotação é frequente.
Uma das alunas revela: – “Depende. Tem dia que tem mais, tem dia que tem menos. Mas é raro ter menos”.
A situação pode ser considerada ainda pior em outro veículo. Para o motorista, a capacidade é de 55 pessoas, mas em média, o número de passageiros permitido é de 28. Olha só como ficou o veículo escolar antes da viagem com as crianças e adolescentes começar.
A unidade de ensino de onde os veículos saem com os alunos todos os dias fica na zona rural de Caratinga, nas proximidades do distrito de Santa Luzia. Os educadores afirmam que a situação já é de conhecimento de todos. A supervisora escolar alega que o transporte dos alunos é de responsabilidade da Prefeitura de Caratinga, que recebe verbas do estado. Porém, nenhuma providência foi tomada para impedir a superlotação dos veículos.
Alunos e professores reclamam que é comum os veículos ficarem parados por problemas mecânicos.
Há algumas semanas o micro ônibus estava com defeito no motor. O óleo estava vazando, impedindo a circulação do veículo.
O micro ônibus leva os estudantes da escola para o distrito do Suísso. Um percurso de aproximadamente 25km. No caminho, o veículo enfrenta subidas, curvas, buracos. Tudo isso feito em pé por pelo menos 10 alunos. Aos poucos, os alunos vão descendo do micro ônibus. Em uma dessas paradas, conhecemos dois primos. Eles dizem que já ficaram sem ir à escola por falta de transporte. A vó deles declara que quando o veículo estraga, a família arruma um jeito de levar os meninos para a Escola Estadual Maria Alves da Silveira. A superlotação preocupa todos os pais de alunos. 
A prefeitura informou que houve atraso do estado no repasse da verba para o transporte escolar em Caratinga. O executivo indicou que em breve o transporte dos alunos em Santa Luzia estará regularizado. Em nota, a assessoria disse que três ônibus usados foram adquiridos e que amanhã eles devem estar em funcionamento. Até o final do ano dois novos ônibus devem ser enviados pelo governo do estado.A prefeitura informou que houve atraso do Estado no repasse da verba para o transporte escolar em Caratinga. O executivo indicou que em breve o transporte dos alunos em Santa Luzia estará regularizado. Em nota, a assessoria disse que três ônibus usados foram adquiridos e que amanhã eles devem estar em funcionamento. Até o final do ano dois novos ônibus devem ser enviados pelo governo do estado.

 

Comentários

Posts Relacionados