Nota à imprensa: Realidade do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora

30 ago, 2013 • Cidades, Destaque, Política

O Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, entidade filantrópica privada, enviou nota à imprensa na tarde desta quinta feira sobre a realidade da instituição.

A unidade de saúde atende 92% de SUS e atualmente recebe apenas 65 reais de cada 100 reais gastos. Hoje o Hospital atende 14 municípios da chamada microrregião de Caratinga. A responsabilidade do projeto da Matenidade, inaugurada em 2010, ficou compartilhada pelo Hospital N Sra Auxiliadora, pela Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, pela Secretaria Municipal de Saúde de Caratinga, juntamente com os 13 municípios da microrregião de Caratinga. Mas, o Hospital tem arcado sozinho com um déficit mensal na manutenção da maternidade e UTI, tendo em vista que o contrato de sustentabilidade não está sendo cumprido pelo Estado e por 11 dos municípios participantes.

FOTO 03

A dívida do hospital, atualmente é de quase 10 milhões de reais.

Informam ainda que as verbas  recebidas entre 2012 e 2013 foram todas com o objetivo de: Compra de Materiais e Medicamentos/Gêneros Alimentícios/Tecidos e Materiais de Higiene/ Reformas. Lembrando que estas verbas de convênio já vêm com Destinação Específica, exigindo projeto e prestação de contas, e sem possibilidade de remanejamento para pagamento dívida;

Das 14 Prefeituras dos municípios da nossa Microrregião, somente Caratinga, Piedade de Caratinga e são Domingos das Dores estão em dia com o Hospital mas, de janeiro a julho deste ano, devido a Epidemia de Dengue e falta de funcionamento dos PSFs, houve um excedente de atendimentos no PAM que não estavam no contrato com a prefeitura de Caratinga, e que não foram recebidos pelo Hospital até o momento, no valor de R$ 713 mil. O contrato está sendo revisto, e a administração do PAM retornando para a Prefeitura Municipal de Caratinga.

Comentários

Posts Relacionados