Caratinga tem Índice de Desenvolvimento Municipal mediano, aponta pesquisa da FIRJAN

10 jul, 2018 • Acontece, Destaque, Telejornal

Índice de Desenvolvimento Municipal

Caratinga ocupa a quarta posição no Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) das cidades do Vale do Aço. Os dados são da Federação das Industrias do Rio de Janeiro (FIRJAN). O Índice de Desenvolvimento Municipal (IFDM) de Caratinga é inferior aos municípios de Belo Oriente, Ipatinga e Coronel Fabriciano, ficando à frente apenas da cidade de Timóteo. O levantamento leva em consideração os dados relativos ao ano de 2016.
Belo Oriente lidera o ranking na região do Vale do Aço com índice de 0,7854. No estado, a cidade ocupada a 53ª colocação. Caratinga é o 141º colocado no ranking mineiro com indicador de 0,7433. A pontuação é considerada mediana pelo Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.
O IFDM mede anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todas as cidades do país nas áreas de emprego e renda, educação e saúde. O índice começou a ser divulgado em 2008, é leva em consideração as estatísticas públicas oficiais disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
A pesquisa mostra que os índices de desenvolvimento da educação (0,8299) e da saúde (0,8449) de Caratinga são considerados altos, superando 0,8 de pontuação. Por outro lado, a pontuação de emprego e renda do município continuam regular, com 0,5551 pontos.
Em comparação a outras cidades da região, Caratinga também ficou atrás de Manhuaçu na 50ª posição do Índice de Desenvolvimento Municipal e Governador Valadares, que obteve pontuação de 0,7931, na 44ª colocação. O melhor Índice de Desenvolvimento Municipal ficou com Pato de Minas. O município do Alto Paranaíba lidera pela segunda vez consecutiva o índice.
A cidade de Louveira, no estado de São Paulo lidera o índice geral nacional com 0,9006 de pontuação.

Índice de Desenvolvimento Municipal 2

Comentários

Posts Relacionados