Baixo índice de vacinação de crianças, acende alerta

11 jul, 2018 • Acontece, Destaque, Telejornal

 OFF SANTANINHA HOMICIDIO .00_18_38_00.Quadro006

O baixo índice de vacinação infantil preocupa os Órgãos de Saúde. Em Caratinga a situação não é diferente.Em meio a notícias sobre o retorno de doenças erradicadas, praticamente esquecidas da população, os índices de vacinação de crianças menores de 01 ano no Brasil continuam em queda. A nossa equipe de jornalismo conversou com o enfermeiro e coordenador de imunização do município de Caratinga, Bruno Albano, que explicou que em nossa cidade, os índices também estão bem abaixo do esperado.

O desconhecimento das doenças contribuem para os  baixos índices de imunização de crianças. Bruno destaca que muitos pais mais jovens não conhecem uma criança com sequelas de poliomelite, que causa paralisia dos membros inferiores, ou sarampo, por exemplo. A erradicação das doenças também podem ser outro fator, pois a população acaba não associando os riscos que a doença apresenta.

Outro ponto importante é a desmistificação quanto as vacinas. Muitas pessoas ainda acreditam que a imunização pode fazer mal. Na verdade, o risco está em não vacinar, alerta Bruno.

Bruno Albano ressaltou a importância da vacinação

Bruno Albano ressaltou a importância da vacinação

O risco do retorno de doenças já erradicadas é uma das consequências dos baixos índices de imunização, como temos visto o aumento de casos de sarampo, inclusive em adultos. Importante saber que a única doença oficialmente erradicada do planeta é a varíola. Nem a poliomielite está erradicada. Portanto, baixas coberturas vacinais podem trazer algumas destas doenças de volta. Bruno destaca que todas as vacinas comtempladas no calendário infantil estão disponíveis em todas as salas de saúde do município. Então, fique ligado no calendário de vacinação das crianças e compareça a uma Unidade de Saúde. A prevenção é a melhor ferramenta de combate as doenças.

Comentários

Posts Relacionados