TIRO ESPORTIVO: CONHEÇA E ENTENDA UM POUCO SOBRE ESTA MODALIDADE QUE TAMBÉM ESTÁ PRESENTE NOS JOGOS OLÍMPICOS

19 jul, 2016 • Destaque, Telejornal

O tiro esportivo é uma modalidade que envolve teste de precisão e velocidade no manejo de uma arma de fogo. Utilizando armas esportivas, os participantes devem acertar alvos fixos ou móveis e somar pontos de acordo com a precisão de seus disparos. É um verdadeiro teste de precisão, em que as disputas são decididas por milímetros de diferença e exigem mais da capacidade intelectual e psicológica dos competidores do que força física ou resistência. O Grupo de Tiro Esportivo de Caratinga foi fundado em 2014, e os participantes já deixaram a fase de praticar o esporte como hobby e já são atletas profissionais.

Modalidade olímpica desde os jogos de 1896 em Atenas, onde são disputadas três categorias: carabina, pistola e tiro ao prato. A pistola é uma arma curta, que só pode ser disparada com uma das mãos. A carabina é uma arma longa, que exige o uso de ambas as mãos para o disparo. Já o prato pesa pouco mais de 100g e ao ser lançado, atinge uma velocidade de mais de 80 km/h. Quem se interessar, poderá conferir as competições nas Olimpíadas desde ano que acontecem no Rio de Janeiro. Tanto Marcelo quanto Cláudio, são atletas federados da Federação Mineira de Tiro Esportivo.

Segundo Marcelo Cruz, a legislação brasileira permite armas de ar comprimido no calibre de até 6 mm. Ele afirma que apesar de ainda haver preconceito acerca do esporte, é importante divulgar a modalidade que deve praticada com responsabilidade.

Comentários

Posts Relacionados