Caratinga sedia Etapa Regional do JEMG 2013

1 jul, 2013 • Telejornal

A Etapa Regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais (JEMG) é realizada pela primeira vez em Caratinga. São cinco dias de competições – em variadas modalidades – que acontecem em sete locais diferentes da cidade. A abertura oficial do evento, no Estádio Doutor Maninho – no Esporte Clube Caratinga – foi a prova de que os atletas chegaram animados.

Apresentações artísticas e juramento dos atletas. O esporte como instrumento da educação. Uma ferramenta importante para diminuir a evasão escolar e possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Caratinga sedia pela primeira vez a Etapa Regional do JEMG (fazendo parte da programação do aniversário de 165 de Caratinga). Cerca de 2500 atletas – de 64 municípios – competem pelos jogos que tiveram a abertura no dia 24 e partidas que estão sendo realizadas (e vão do dia 25 ao dia 29 de junho).

De acordo com o Secretário Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Políticas para a Juventude, Nelson Sena: “É uma grande festa, uma confraternização esportiva em uma época em que o país se prepara para receber eventos grandiosos como a Copa e as Olimpíadas. A festa de abertura está muito bonita, muito organizada. A cidade foi preparada, Caratinga só tem a ganhar com isso.”

O Diretor do Departamento de Esporte, Munir Saygli falou sobre o evento: “O JEMG acontece em quatro etapas: municipal, regional, microrregional (que é essa etapa que a gente está sediando – a maior do estado) e por último a fase estadual – onde realmente se define o campeão do estado. As modalidades disputadas são futsal, voleibol, basquete, handebol e xadrez (todos masculino e feminino). Em todas essas modalidades existem duas categorias: crianças – até 14 anos – e adolescentes – de 15 a 17 anos.”

Na arquibancada torcedores eufóricos! Toda essa empolgação e confiança provam que as competições serão acirradas: “Nossa equipe está há quatro anos e meio junta. Nós sempre chegamos à final só que não saímos vitoriosos dela. Estamos há mais de seis meses praticando – todos os dias – para participar dos jogos.”, disse a atleta de Caratinga, Marina Pires.

“Eu sou goleira. Nós estamos confiantes e vamos ganhar.”, disse Luana Aparecida Coimbra, atleta de São Sebastião do Anta.

“Os alunos estão animados, apesar de termos feito uma viagem bem cansativa, os alunos estão bem preparados, fizemos vários trabalhos e eu acredito que vamos sair vitoriosos.”, enfatizou o coordenador das equipes de Itabira.

M2U09797.MPG.Still001Há cerca de 564 Km de Caratinga está Rubim. Apesar da viagem longa – mais 7h na estrada – Ícaro Cascalho e sua equipe não perderam o fôlego e nem o entusiasmo, como afirmou esse atleta de Rubim: “Nós viemos com o vôlei – módulos 1 e 2 – e por várias vezes a gente chegou à etapa regional. Nós treinamos muito, todos os atletas são dedicados e nós viemos preparados para jogar.”

Uma chama que foi revezada entre representantes de distintas delegações e que oficializou a abertura da Etapa Regional do JEMG em Caratinga.

Comentários

Posts Relacionados