Presenças de renome são destaque no 2° Atelier Técnico Científico Doctum

20 jun, 2013 • Destaque, Telejornal

Ciências da Computação e Contábeis, Direito, Engenharias Civil e Elétrica e Serviço Social.  O 2° Atelier Técnico Científico Doctum contou – em sua abertura – com a participação da jornalista Miriam Leitão e do cientista político, Sérgio Abranches.

MIRIAM

Para Miriam Leitão: “O encontro dos diferentes! Caratinga fez uma comemoração em torno da pesquisa científica (Caratinga + 30). Isso é muito bonito! Foram dois dias de comemoração da ciência que culminou com esse ambiente (2° Atelier Técnico Científico Doctum) em que jovens estão mostrando, iniciando seus trabalhos de pesquisa em diversas áreas, e fazendo um cruzamento entre elas – exatamente o que tem que acontecer. É muito lindo ver isso: um ambiente de estudo e um ambiente do resultado das pesquisas de campo que levaram há 30 anos de pesquisa continuada em Caratinga.”

SERGIOJá Sérgio Abranches enfatizou que: “Esse atelier coroa o fechamento dessa semana intensa de muitas atividades, com muitos cientistas passando por Caratinga. Ele abre espaço para que estudantes possam discutir as leituras de seus trabalhos e mostrar – uns para os outros grupos – em que nível de conhecimento de sua área eles estão. Eu tenho certeza de que essa troca fertilizará todos os grupos.”

Durante os dois dias de evento (18 e 19 de junho), o pátio e as salas das Faculdades Integradas de Caratinga (FIC) estiveram repletos de alunos que mostraram a força da interdisciplinaridade. “Nós acreditamos que a produção de conhecimento é muito importante, uma parte fundamental – inclusive da maturidade acadêmica dos nossos alunos. Eu estava vendo há alguns minutos atrás uma apresentação de um aluno explicando qual é a equação matemática que justifica o voo do avião. Eu sempre quis saber isso, é do nosso cotidiano e ele me passou isso de uma maneira muito clara, falando da diferença de pressão… Então, eu acredito que são em apresentações como essa que a gente acaba revelando futuros pesquisadores e também bons profissionais que conseguem extrair das informações: novas informações.”

Cursando o 7° período de Engenharia Civil, Tatiane Maria de Melo explicou um projeto referente a Estimativa de Tensões Admissíveis em Fundações Rasas: “Os principais métodos para estimar as tensões admissíveis são os métodos teóricos, empíricos e a execução de provas de  carga. As fundações rasas são pequenas com relação ao terreno que vai ser executado. (Exemplos de fundações rasas: sapatas, blocos, alicerces).” Pesquisas como a dela mostram o resultado dos trabalhos dos Grupos de Leitura Supervisionada (Grules). – O Grules faz parte de uma proposta ampla da Rede de Ensino Doctum de oferecer ao acadêmico, nas suas várias especificidades, a produção do conhecimento científico através da pesquisa e intercessão entre a teoria e a prática.

Modelo Constitucional do Processo’, ‘O Procedimento do Divórcio após o advento da emenda 66’, ‘Análise do Novo Questionário do Juri’: Os graduandos do 3° ao 8° período de Direito também expuseram a conclusão de seus trabalhos. “19 turmas participando e a gente teve em cada uma delas um grupo escolhido para fazer estas apresentações. Todos os envolvidos têm mérito, muito embora não estejam aqui fazendo a apresentação mas participaram efetivamente – o corpo docente também apoiou e pesquisou junto aos alunos – e o que está sendo visto aqui é o resultado desse trabalho interessante e que tende a gerar bons resultados para a sociedade.”, disse o Coordenador do Curso de Direito, Oscar Alexandre Teixeira Moreira.

Isaías de Freitas Borges, que está no 1° período de Direito, reforçou a relevância de eventos como o Atelier Científico: “Nós estamos sendo premiados com a oportunidade de conhecimento trazida pelos professores e mesmo os alunos que estão expondo as teses – eles estão em períodos mais avançados – e a gente está aprendendo muito mais. Essa é uma oportunidade que temos de prever e absorver temas que nos serão ministrados nos próximos períodos.”

Comentários

Posts Relacionados