Alunos das Engenharias Civil e Elétrica realizam feira de inventos

28 jun, 2013 • Destaque, Telejornal

‘Soluções práticas para problemas do dia a dia’: O evento realizado pelos alunos das Engenharias Civil e Elétrica, das Faculdades Integradas de Caratinga – FIC, aconteceu no dia 21 de junho, na Praça Cesário Alvim.

De acordo com o Professor de Física, Reginaldo Eustáquio: “A função do engenheiro é solucionar problemas. Então, ele vai sair para o mercado de trabalho e na empresa terá que resolver essas demandas. É essa a ideia fundamental que nós tivemos nessa feira de inventos.”

QUEBRA PONTESVariadas pontes feitas de palito de picolé chamaram a atenção do público. Cada uma delas foi submetida a pesos para, em seguida, ter seus resultados avaliados. “A gente se preocupa em produzir o conhecimento mas além disso a gente quer mostrar para a sociedade o que é feito, o que é promovido.”, afirmou o Coordenador do Curso de Eletrônica e Professor de Engenharia Civil.

Cerca de 160 alunos trabalharam durante três meses para criar maneiras inovadoras, resoluções para adversidades.

CARREGADOR CELThales Henrique e sua equipe, do 3º período Engenharia Civil, desenvolveram o ‘Carregador de Celular Portátil’. E olha só como surgiu a ideia: “A gente estava reunido para pensar em um trabalho para feira, daí acabou a energia no momento e como a gente precisava entrar em contato com os outros alunos do grupo – e o celular estava descarregado – pensamos: por que não criar um carregador portátil de celular?” Carlos Alan da Silva explicou como funciona esse carregador: “O sistema é constituído basicamente de: uma bateria de 9V, um sistema conversor – que vai jogar a energia da bateria para o conector USB fêmea – um cabo USB universal e uma chave para ligar e desligar o sistema.”

CADEIRA TÁBUAJá Lucas Oliveira e Eliséia Fabiana de Carvalho (3º período Engenharia Civil) apresentaram uma proposta diferente. Eles priorizaram a acessibilidade e buscaram dar uma independência maior aos cadeirantes. “Foi observando o dia a dia de alguns cadeirantes que a gente convive que percebemos que eles querem sair do carro, passar da cadeira para o sofá e têm dificuldades – precisando sempre da ajuda de alguém.”, disse Eliséia. “Para tanto, a ‘Tábua de Transferência’ funciona como uma mesa de apoio para ele usar o notebook, almoçar e ainda auxilia na passagem da cadeira para o automóvel.”, completa Lucas.

elevadorMontar e desmontar um andaime fixo na construção civil pode demorar, então: o que fazer? “Nós desenvolvemos esse protótipo para garantir um sistema mais ágil, mais rápido na elaboração de serviço externo de construção civil. É um guincho que faz o manuseio para subir e descer e ele tem um sistema de contrapeso que faz com que o andaime fique fixo na parede na hora da operação e depois possa deslocar – caso seja necessário erguê-lo ou rebaixá-lo.”, explicou o estudante do 3º período Engenharia Civil, Luiz Célio Melo.

ALTOFALANTEEm uma época onde a sustentabilidade é a palavra de ordem, o grupo de Leonardo Rocha Teixeira (5º período Engenharia Elétrica) encontrou uma forma de aproveitar até a poluição sonora: “A gente tem som do metrô, de aeroportos, barulho de carros, tudo isso na rua. Isso está sendo gerado mas não há um aproveitamento. Então nós pegamos o alto-falante para captar essas ondas sonoras e converter em energia elétrica – no caso, uma corrente contínua.”

Ideias que movem e ganham o mundo quando incentivadas e apresentadas em oportunidades como essa. “É o conhecimento voltado para o bem estar da população. Ele sai das universidades para beneficiar a comunidade.”, relatou o Diretor da FIC, Alexandre Leitão. “É tempo de construção de conhecimento. Eu estava pensando assim: aconteceu o ‘Caratinga + 30’ e agora vejo os alunos buscando, produzindo conhecimentos voltados para a sociedade, ou seja, nossa cidade será melhor sim – no futuro – pois nossa juventude está empenhada nisso!”, reiterou o Diretor Presidente da Rede Doctum, Cláudio Leitão.

Comentários

Posts Relacionados