VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR COMO SÃO PRODUZIDAS AS MATÉRIAS JORNALÍSTICAS?

12 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

Quando você assiste uma reportagem em qualquer canal de TV, escuta uma notícia no rádio ou lê uma informação em um jornal impresso ou mesmo em sites, saiba que na maioria das vezes, os profissionais levaram muito tempo para produzir a matéria antes de exibi-la. Além dos conceitos jornalísticos é preciso observar os valores éticos da sociedade.
O jornalismo é uma das áreas da comunicação que tem como objetivo levar à sociedade as informações de interesse comum. Ou seja, nem tudo que é informação é de interesse coletivo ou irá se transformar em notícia. A jornalista Graziela Angelo afirma que uma reportagem de repercussão em Caratinga pode não ganhar a mesma proporção em meios de comunicação de outros locais. Ela cita como exemplo os corriqueiros acidentes envolvendo motocicletas na região, mas que em São Paulo nem sempre ganham as manchetes dos meios de comunicação.
Na televisão o conceito de noticiabilidade não é diferente. O chefe de jornalismo e repórter de rede da TV Record no leste de minas, Aguiar Júnior, afirma que antes da matéria ser exibida uma equipe avalia todo o conteúdo da informação. Aguiar afirma que a notícia antes de tudo deve atender os interesses da população.
Com a popularização das redes sociais, muitas informações e imagens estão alcançando mais repercussão. O problema é que a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1988 e o Código Civil Nacional de 2002 sobre direitos autorais em muitos casos não são respeitados. O advogado, Thiago Neves, da área cível, diz que quando a reprodução total ou parcial de uma informação através de textos e imagens é feita com o intuito de noticiar não é um ato ilícito. Tiago, porém, ressalta que é preciso autorização da pessoa ou empresa que detém os direitos sobre determinada obra.
Entre os profissionais da comunicação, o plágio ou a manipulação de um determinado texto ou imagem, a fim de esconder o real autor da obra são vistos como uma ação antiética.

Comentários

Posts Relacionados