NA SEMANA PASSADA O IBGE LANÇOU NA INTERNET UMA FERRAMENTA DE BUSCA DE NOMES. O INSTRUMENTO TEM COMO BASE O ÚLTIMO CENSO NACIONAL DE 2010. EM CARATINGA, A NOSSA EQUIPE ENCONTROU VÁRIOS NOMES DIFERENTES

5 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

Enaicrat é o nome desta tabeliã. Ela é a responsável pelo registro dos moradores de Santa Efigênia, distrito de Caratinga. Ela conta que Enaicrat não é nenhum nome bíblico ou de culturas estrangeiras, mas uma espécie de homenagem à irmã dela.
Homenagem também foi o nome escolhido pelos pais da Assessora de Imprensa Belkiss. Ela conta que a vó dela tinha uma grande amiga chamada Belkiss, mas com escrita diferente. A variação dos nomes está na letra k presente no registro da assessora de imprensa e o uso tradicional do “qu” da amiga homenageada. Belkiss também ressalta que o registro é também o nome de uma antiga rainha.
Apesar dos nomes diferentes, em Caratinga, assim como em todo Brasil, os nomes José e Maria são ainda os mais comuns. O nome da chamada, mãe de Jesus, está registrado 6.630 vezes em Caratinga. José também continua sendo o nome mais tradicional entre as pessoas do sexo masculino. São 3.195 registros. Os dados fazem parte do último censo feito pelo IBGE, instituto brasileiro de geografia e estatística. A tabeliã mostrada no início da reportagem conta que apesar das inúmeras variações de nomes e escolhas inusitadas de alguns pais, a lei civil pode impedir alguns registros se o cartório entender que a escolha feita pode gerar constrangimentos no futuro.

Comentários

Posts Relacionados