MEL PARTICIPA DE MANIFESTO EM SÃO PAULO PELO TRATAMENTO COM CÉLULAS-TRONCO NO BRASIL

20 maio, 2016 • Destaque, Telejornal

Na última terça-feira (17), em São Paulo, várias pessoas se reuniram em um manifesto para pressionar autoridades políticas e de saúde para que o tratamento com células-tronco seja disponibilizado no Brasil para o tratamento da mielomeningocele e outros tipos de má-formação. A caminhada seguiu até o Hospital Albert Einstein, onde conversaram com o médico responsável pelo setor que atende pacientes com este perfil.

O Ministério da Saúde diz que só um tratamento com células-tronco é regulamentado no Brasil e oferecido no SUS e ele é usado para leucemia e outros tipos de câncer.
As células-tronco são aquelas que, sob condições especiais, podem se transformar em várias outras no corpo humano.
Na região, um dos casos que ficou muito conhecido, é o da pequena Mel. Ela tem mielomeningocele, que é a má formação da coluna vertebral da criança. A mãe dela, Talita Marinho, descobriu um tratamento na Tailândia, com células-tronco, e após uma intensa campanha realizada nas redes sociais e o apoio da imprensa local, os R$ 134 mil mais as passagens foram arrecadados. A família de Mel foi para a Tailândia e passou 21 dias lá. 8 bolsas de células-tronco foram transplantadas em Mel que segue com o tratamento.
Talita e Mel participaram deste manifesto em São Paulo.
Talita deixou claro que para que tratamentos com células-tronco sejam realizados no Brasil é necessário que haja toda uma mudança no sistema.
A mãe de Mel ainda reforçou que as pesquisas ainda não têm comprovação científica apenas comprovação clínica. Porém existem diversos pacientes que foram submetidos ao tratamento e apresentaram grandes melhorias.

*Fotos: TALITA MARINHO
Informações e entrevista cedidas: RÁDIO CIDADE DE CARATINGA

 

Comentários

Posts Relacionados