Café na APAC irá apresentar oportunidades de emprego para recuperandos

9 abr, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

Ação tem o objetivo de aproximar os empresários da região e sensibilizá-los para a reinserção dos recuperandos no mercado de trabalho

O Sebrae Minas, em parceria com a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Caratinga, realiza na quinta-feira, 11/04, a segunda edição do “Café na Apac”. A iniciativa é fruto do programa “Próximos Passos”, um projeto de apoio aos recuperandos, que é desenvolvido pelo Sebrae na unidade prisional do município. O intuito é capacitar os internos, envolvendo comunidade e empresários, para contribuírem no desenvolvimento seocial e econômico da região.

Durante o evento, será apresentada a palestra “A influência do líder no desenvolvimento de uma empresa”, ministrada pelo cofundador da NTW Contabilidade e Gestão Empresarial – a maior franquia contábil do Brasil, Nathaniel Pereira.  “Geralmente, as empresas se preocupam apenas com o desenvolvimento de sua equipe, esquecendo do papel do líder como principal agente influenciador na busca dos objetos estratégicos”, ressaltou Pereira. No debate, serão ainda abordados conceitos e práticas de liderança e a importância do líder no sucesso de um negócio.

Para a analista do Sebrae Minas Fabiana Schimitz o objetivo do evento é aproximar os empresários da instituição e sensibilizá-los para a reinserção dos recuperandos no mercado de trabalho e na sociedade em geral. “Durante o Café, queremos propor um intercâmbio para que a classe empresarial possa observar a instituição e seus acolhidos, como geradores de produtos e serviços e, até mesmo, com perspectiva de absorvê-los no mercado na região de Caratinga”, ressalta. 

Agnaldo Luis Soares é um dos empresários que acreditou no trabalho desenvolvido pela APAC e nas ações do Próximos Passos. Há quatro anos, o empresário do segmento de produção de vassouras passou a integrar os recuperandos no seu empreendimento, onde o mesmo fornece a matéria prima e compra as vassouras que são produzidas pelos assistidos. “Acho muito importante o trabalho desenvolvido pela APAC, porque ela dá ao recuperando a oportunidade de reinserir na sociedade com um ofício digno. Estou muito satisfeito com a parceria que temos e custo benefício é vantajoso. Se todos os empresários se atentassem para essa importância da ressocialização, a sociedade seria diferente”, afirma Agnaldo.

Próximos Passos

O programa começou em 2016, quando alguns recuperandos da Apac buscaram o apoio do Sebrae para se formalizarem.  No ano seguinte, aconteceu a primeira ação de sensibilização, com uma palestra para os recuperandos e, assim, surgiu a ideia de se desenvolver o programa em parceria com a entidade.  O objetivo é capacitar os internos, envolvendo a comunidade local, sensibilizar os empresários para auxiliarem na reinserção deles no mercado de trabalho e melhorar a gestão da entidade, visando torná-la autossustentável.

Para isso, o Sebrae vem realizando diversas ações como: diagnóstico empresarial nas unidades produtivas, com proposta de plano de ação para o desenvolvimento de cada uma delas; implantação do programa “Educação Empreendedora”, para os professores da escola da APAC; e aproximação da instituição com comunidade local, entidades e poder público, criando um ambiente favorável para os recuperandos se reinserirem na sociedade.

Apac Caratinga

A Apac é uma instituição jurídica de direito privado, que administra os Centros de Reintegração Social de Presos. Em Caratinga, a unidade tem capacidade para 150 recuperandos, que estão distribuídos em regime fechado, regime semiaberto e regime semiaberto com trabalho. Todos eles estudam pela manhã e trabalham à tarde.

A instituição possui diversas unidades produtivas voltadas para a capacitação dos recuperandos, como marcenaria, padaria, fábricas de pizzas, pré-moldados, vassouras e uniformes, além de ateliê de artesanato, escola, biblioteca e consultório odontológico.

Serviço

Café na APAC

Data: 11/04/2019

Horário: 7h30

Local: APAC Caratinga (Zona rural de Caratinga / Córrego Cachoeirinha – Bias)

Informações: (33)3321-6829

Comentários

Posts Relacionados