Polícia italiana prende brasileiros suspeitos de fraude em cidadania

26 mar, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

A polícia italiana prendeu 7 brasileiros na manhã desta terça-feira (26), no âmbito da operação “Super Santos”, que por mais de um ano investigou casos de fraude no reconhecimento da cidadania italiana a brasileiros. Além disso, outros 800 brasileiros que obtiveram o passaporte ilegalmente estão sendo investigados e deverão ter a cidadania italiana revogada.

Segundo as autoridades italianas, somente em três dias eles transformavam cerca de mil brasileiros em cidadãos italianos, ao preço de aproximadamente R$ 30 mil em dinheiro vivo. As agências de negócios, administradas ilegalmente pelos brasileiros detidos, haviam se transformado em verdadeiras agências de turismo”, explicou a polícia italiana.

Além dos brasileiros, um padre da diocese de Pádua, na Itália, também foi detido por ter vendido uma certidão de batismo falsa para confirmar a descendência italiana de um dos envolvidos.

A partir das certidões falsas, os criminosos induziram funcionários públicos a conceder a declaração de residência aos brasileiros em municípios das províncias de Verbania e Novara, na região de Piemonte, item indispensável no processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Investigação

Foram meses de interceptações telefônicas, inclusive em português, operações em aeroportos e lugares de chegada, centenas de averiguações nos imóveis onde os brasileiros estavam alojados que revelaram milhares de processos falsos para reconhecimento da cidadania.

Comentários

Posts Relacionados