59% dos brasileiros não se planejam para aposentadoria

20 mar, 2019 • Acontece, Destaque, Telejornal

Seis em cada dez brasileiros não se preparam para a aposentadoria. A informação é de uma pesquisa realizada pela Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC – Brasil), em parceria com o Banco Central (BCB).

Pelo menos 59% dos brasileiros admitem que não se organizam para a hora de se aposentar, enquanto 41% fazem planejamento para essa fase da vida. O percentual pode chegar a 55% das classes A e B.

O planejamento para a aposentadoria não ocorre, segundo o estudo, porque 36% dos entrevistados dizem que não sobra orçamento. Já 18% dos correspondentes afirmam que estão desempregados e 17% acreditam que não vale a pena guardar o pouco que sobra no final do mês.

O estudo também revelou que o meio mais utilizado pela população que faz planejamento para se aposentar é a aplicação financeira, conforme 42% dos entrevistados, sendo que 20% opta pela previdência privada, e outros ativos financeiros, como ações, títulos ou fundos, também somam 20% das respostas.

Ainda, de acordo com a pesquisa, para 35% dos correspondentes, os recursos do INSS vão servir de renda e 16% dizem que dependerão de terceiros, tais como cônjuges, filhos ou outras pessoas da família.

Por fim, 37% dos pesquisados disseram que, ao se aposentar, pretendem continuar ativos no mercado de trabalho.

O estudo coletou dados de 804 pessoas em 27 capitais brasileiras. Foram entrevistadas pessoas acima de 18 anos, de todas as classes sociais e ambos os gêneros.

AMIRT

Comentários

Posts Relacionados