Morador de Caratinga denuncia obra que estaria invadindo leito do rio

26 jan, 2017 • Acontece, Destaque, Telejornal

Um morador da cidade de Caratinga entrou em contato com a nossa equipe de jornalismo para denunciar um aterro que esta sendo realizado nas margens da Br-116. A obra estaria invadindo o leito do rio.

Uma grande obra esta sendo realizada na cidade de Caratinga. Dezenas de caminhões transitam diariamente na remoção da terra, próximo a avenida Tancredo Neves , no bairro Esplanada que é despejada neste lote na Br116. Pelas imagens feitas pela nossa equipe de reportagem é possível analisar a grande quantidade de terra que o local já recebeu. O problema é que o loteamento fica próximo as margens do rio Caratinga, conforme aumenta o volume da terra,vai diminuindo o espaço que divide o lote do leito do rio. A denúncia foi feita devido a preocupação de que isso possa prejudicar o fluxo normal do rio. O denunciante preferiu não se identificar.
Diante da denúncia feita, procuramos o responsável para falar sobre o assunto. A advogada do proprietário da obra; recebeu nossa equipe de reportagem em seu escritório e apresentou os documentos de autorização dos órgãos responsáveis para este tipo de serviço. O Codema – Conselho Municipal de Desenvolvimento Ambiental e o CREA- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, concederam a liberação. A advogada não quis gravar entrevista,mas disse oque será feito no espaço. Ela afirmou que na região da Área de Preservação Permanente, chamada APP, que conta com 30 metros de distância das margens do rio,o aterro ocupou metade dela. Porém, afirmou que após o término dos serviços, o proprietário irá revitalizar os 30 metros da área de preservação permanente. Com base nas informações procuramos uma engenheira ambiental para falar sobre o assunto. Vitória Irma, mestranda em pós graduação do programa de tecnologia, ambiente e sociedade; analisou as filmagens que fizemos do local. Ela apontou os procedimentos que são necessários para executar uma obra em um espaço como esse que possui uma APP. Ela apontou também uma falha na locomoção do caminhão que faz o remanejamento da terra até o local de lançamento.

A matéria completa você confere no nosso Telejornal ACONTECE às 19h – 22h30 – 7h e ao meio dia na Doctum TV. Canais 9 ou 19.

73 74 75 77 79 80 81 82

Comentários

Posts Relacionados