Leila Pinheiro - crédito washington (2)

Leila Pinheiro abre o Festival de Verão

19 jan, 2016 • Destaque, Jornal Regional, Telejornal

Ao piano, cantora e compositora apresentará sucessos de sua carreira no Teatro do Centro Cultural Usiminas

A voz marcante de Leila Pinheiro ao som do piano vai dar o tom da abertura do Festival de Verão Vale do Aço 2016. Nesta quinta-feira (21/01), às 20h, o palco do Teatro do Centro Cultural Usiminas receberá a cantora, compositora e pianista para o show “Leila Pinheiro Voz e Piano”.

 

Sozinha ao piano, Leila Pinheiro vai cantar e tocar músicas escolhidas a dedo em sua discografia – que inclui 19 álbuns de carreira, três DVDs e incontáveis participações em coletâneas e discos de amigos. Entre os compositores frequentes estão Ivan Lins, Gonzaguinha, Tom Jobim, Chico Buarque e Guinga.

 

Poucas vozes marcantes da Música Popular Brasileira se equilibram tão bem entre o canto e a execução de um instrumento quanto a de Leila Pinheiro. Este é um dos trunfos da artista, que reúne muitos de seus compositores favoritos nos roteiros dos shows solo que vem realizando pelo país – e, assim, mostra a um público variado a sua biografia afetivo-musical.

Walter Franco, autor de um dos maiores sucessos de Leila (“Serra do luar”) e Renato Russo (“Vento do litoral”), a quem dedicou um de seus mais recentes CDs, são lembrados, assim como obras-primas de Guilherme Arantes (“Brincar de viver”) e Flávio Venturini (“Besame”), que pontuam a sua carreira.

 

Essa é a primeira vez que Leila Pinheiro se apresenta em Ipatinga. Para ela, abrir a primeira edição do Festival de Verão é muito satisfatório. “É a primeira vez que levo minha música para Ipatinga e isso é sempre muito especial. Tenho certeza de que vamos nos emocionar muito juntos. Estou muito feliz de conhecer mais uma cidade de Minas Gerais, esse Estado pródigo em grandes artistas, onde tenho muitos amigos e me sinto em casa”, diz Leila Pinheiro.

 

Biografia

 

Leila Pinheiro nasceu em Belém, no estado do Pará, norte do Brasil. Iniciou seus estudos de piano aos 10 anos. Aos 20, abandonou os estudos de Medicina para se dedicar integralmente à carreira artística. Sua estreia oficial como cantora ocorreu em outubro de 1980, com o show “Sinal de Partida”, no Teatro da Paz, em Belém. Sua trajetória inclui turnês internacionais e parceria com grandes nomes da Bossa Nova, como Tom Jobim, João Donato, Ivan Lins, Francis Hime e Toninho Horta.

 

Em 2015, ano em que comemorou 35 anos de carreira, lançou uma campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para a gravação do seu primeiro EP “Por onde eu for”, com quatro músicas (três inéditas e uma regravação) e rodou grande parte das capitais brasileiras para apresentar ao público esse novo show.

 

Novos projetos

No momento, Leila trabalha para lançar o seu novo disco com o grupo instrumental de São Paulo “Seis com Casca”. “Desde o fim do ano passado, temos registrado em áudio e vídeo, encontros com artistas maravilhosos, no meu estúdio, aos pés do morro do Corcovado, no Rio. Eu e Moacyr Luz, grande compositor, violonista carioca, somos os anfitriões. Já recebemos Zélia Duncan, João Donato, Paulinho Moska, João Cavalcanti e Ana Costa. O próximo será Zeca Pagodinho. Buscamos parceiros pra lançar estes registros ao vivo, super ricos em papo e música”, revela Leila Pinheiro.

 

Além do disco, ainda no primeiro semestre deste ano, Leila vai participar de dois  projetos em homenagem a dois ícones da música brasileira: Aldir Blanc que completa 70 anos em 2016, e Catulo da Paixão Cearense, relembrado em projeto do músico Mário Sève, no Rio e em Belo Horizonte.

 

Serviço

Os ingressos para o show custam R$ 15 antecipado, até duas horas antes do espetáculo e podem ser adquiridos nos seguintes postos de vendas: Centro Cultural Usiminas, Teatro Zélia Olguin e loja Ôla Sports, no Centro de Ipatinga. Pela internet, os ingressos estarão à venda no site www.ingressorapido.com.br. Realizado do Instituto Cultural Usiminas, o Festival de Verão terá ao todo 45 atrações, entre espetáculos da música, dança, teatro e oficinas gratuitas. Confira a programação no site: www.institutoculturalusiminas.com ou pelo aplicativo Teatro Brasil.

 

Estacionamento

O Centro Cultural Usiminas informa que o público que comparecer aos espetáculos estarão isentos de pagamento de estacionamento no Shopping Vale do Aço, por até três horas. Para comprovar, após sair do teatro basta apresentar o ingresso no guichê de pagamento de estacionamento. Mais informações: 31.3822.3031.Leila Pinheiro - crédito washington (1) Leila Pinheiro - crédito washington (2)

Comentários

Posts Relacionados