Começa inscrição para o Fies

26 jan, 2016 • Destaque

Começaram nesta terça-feira (26), as inscrições para o processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  As inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, no site do Fies, até o dia 29 de janeiro. O cadastro vale para o primeiro semestre deste ano.

Os estudantes interessados em obter o financiamento devem se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas.
O Fies financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. O Ministério da Educação ainda não divulgou o número de financiamentos disponíveis para esta edição. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

Pode se inscrever no processo seletivo o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, e obtido pelo menos 450 pontos na média das provas. O candidato não pode ter tirado 0  (zero) na redação do Enem. Os interessados precisam ter renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos (R$ 2.200).

Para se inscrever, basta realizar o cadastro no Sistema FIES. Primeiro, é preciso fazer uma senha, para isso o estudante deve digitar os seus dados pessoais como o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e no final escolher uma senha pessoal para acesso ao sistema.

O processo seletivo do Fies referente ao primeiro semestre de 2016 terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos em uma lista de espera para o preenchimento das vagas não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados no dia 1º de fevereiro.

Prioridades

O Ministério da Educação informou que em 2016 o Fies irá priorizar as regiões norte e nordeste.  Alegando que o Norte e o Nordeste do país que historicamente tiveram menor atendimento do FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) terão prioridade em 2016.

Comentários

Posts Relacionados