Estudante de escola de Santa Rita de Minas é o único selecionado do leste de minas para Concurso de Roteiros para Histórias em Quadrinhos da Copasa

21 jan, 2014 • Destaque

ESTUDANTE DE SANTA RITA DE MINAS É SELECIONADO EM CONCURSO DE ROTEIRO PARA HITÓRIAS EM QUADRINHOS.mp4.Still002Um programa ambiental criado há 27 anos pela Copasa, Companhia de Saneamento de Minas Gerais, tem por objetivo conscientizar as pessoas para a preservação e o consumo correto da água. Em 2013, o projeto Chuá desenvolveu um concurso para escolher os melhores roteiros de histórias em quadrinhos do estado. Na região Leste de Minas Gerais, o vencedor saiu de uma escola de Santa Rita de Minas.

O ganhador do concurso estuda na Escola Estadual Josefina Vieira. Josias de apenas 12 anos desenvolveu o roteiro para histórias em quadrinho. Ele concorreu com mais de mil alunos de todo o estado e teve o trabalho melhor avaliado da região. Josias criou um roteiro para falar sobre uma vila afetada pelo lixo e o esgoto e como a participação efetiva das pessoas pode ajudar a acabar com a poluição. No fim, moradores, Copasa e aqueles que insistiam em poluir o rio se entendem.

O trabalho consiste em levar informações às crianças em idade escolar, abordando temas como o meio ambiente, consumo correto da água, esgotamento sanitário e cidadania. Ronevon Huebra da Silva, Coordenador do Projeto Chuá, disse que os roteiros escolhidos farão parte da 2ª Edição da revistinha da Turma do Chuá que é publicada em todo o estado.

O roteiro feito por Josias teve a participação de toda a direção da escola. Esta professora disse que cada criança desenvolveu o seu trabalho, mas o estudante de 12 anos, logo no princípio, já demonstrava maior criatividade.ESTUDANTE DE SANTA RITA DE MINAS É SELECIONADO EM CONCURSO DE ROTEIRO PARA HITÓRIAS EM QUADRINHOS.mp4.Still001

Dona Mirta Pereira Brás, mãe do adolescente, afirmou que o filho sempre foi muito ligado a natureza e desenvolveu sozinho a consciência ambiental.

Os oito trabalhos de todo o estado foram selecionados. O roteiro para histórias em quadrinhos desenvolvido por Josias é o único do Leste de Minas. A premiação acontece em março, durante a Semana Mundial da Água. Mas para Josias, a premiação pouco importa. O estudante acredita que o mais importante no momento é levar consciência às pessoas de que os rios precisam de cuidados.

Comentários

Posts Relacionados