Cartão Aliança pela Vida ganha adesão de Caratinga e viabiliza tratamento de dependentes químicos

9 jan, 2014 • Cidades, Destaque

CARTAO ALIANÇACom o objetivo de fortalecer as estratégias de promoção à saúde e prevenção ao uso e abuso de álcool, crack e outras drogas e prestar assistência aos dependentes químicos, desde 2011 o Governo do Estado de Minas Gerais criou o programa Cartão Aliança pela Vida que até então funcionava em fase de testes. Agora, de maneira efetiva, o programa já ganha a adesão dos municípios. Na microrregião, Caratinga é pioneira ao adotar esse mecanismo.
A Secretaria de Saúde de Caratinga, por meio do Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas (CAPS-AD) – aderiu recentemente ao Programa “Aliança pela Vida”, do Governo de Minas Gerais.
O programa tem a finalidade de atender usuários, dependentes de drogas e seus familiares, e capacitar profissionais da saúde, assistência social e sistema de defesa. Para destinar um tratamento adequado aos dependentes de álcool e outras drogas, o Governo de Minas lançou o “Cartão Aliança pela Vida”. “A gente é pioneiro no Estado a beneficiar, a custear o tratamento de quem não tem condições – visto que hoje em dia as famílias estão sofrendo muito. O Estado custeia o tratamento desses usuários – que não têm condições de arcar com seus tratamentos – que pode demorar entre 9 meses, até 2 anos.”, afirmou o Coordenador de Saúde Mental de Caratinga, Eduardo Damasceno Lopes.
O Cartão Aliança pela Vida garante o repasse de R$ 900,00 para comunidades terapêuticas e clínicas credenciadas para o tratamento de dependentes químicos eCARTAO ALIANÇA 01 álcool. O cartão não tem nenhuma utilidade ou valor fora das clinicas, só funciona no software desenvolvido para esta finalidade, presente nos pontos de atenção e comunidades terapêuticas credenciadas.
O CAPS – AD é o ponto de atenção responsável pelo acolhimento e avaliação dos casos de dependência química, assim como a inserção do usuário, quando necessário, no ‘Cartão Aliança pela Vida’.
É importante ressaltar que o CAPS – AD é constituído por uma equipe multidisciplinar responsável por avaliar e acolher cada caso, e assim destinar a melhor via de tratamento ao usuário de álcool e outras drogas.
CARTAOM ALIANÇAO cartão beneficia tanto homens quanto mulheres. Apenas menores de idade, até então, não são contemplados por ele.

Comentários

Posts Relacionados